Florianópolis, 9.3.2016 – Santa Catarina reúne todas as condições que o turista busca. No entanto, para avançar nesse mercado que movimenta US$ 1,5 trilhão por ano no mundo, o Estado precisa investir no turismo inteligente, que é oferecer ao visitante a integração entre infraestrutura, serviços, sustentabilidade e urbanização. Esta é uma das recomendações trazidas pelos estudos sobre turismo, realizados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). A partir do trabalho, feito pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Fecomércio-SC e com o Sebrae-SC, será criada a rota estratégica do turismo, que mostrará os pontos críticos e as ações necessárias para garantir o crescimento do setor no Estado até 2022. Empresários, especialistas e autoridades municipais, estaduais e federais debatem os rumos do setor nesta quarta e quinta-feira (9 e 10), em Florianópolis.
O setor propicia grandes oportunidades para a economia e para o desenvolvimento de Santa Catarina, pois o Estado tem atrativos que estão entre os melhores do mundo. “Sem descuidar de nossos importantes recursos naturais, devemos potencializar o setor, tornando-o mais integrado e alinhado às necessidades dos visitantes. A indústria catarinense conhece os desafios de se manter competitiva em relação aos mercados com os quais concorre, e no turismo não é diferente. Trata-se de um setor globalizado, altamente competitivo, que movimenta 9% do PIB mundial e 1,5 trilhão de dólares. Para Santa Catarina elevar sua participação nesse mercado, precisa definir prioridades e novas estratégias. É isso que o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense propõe com a seleção de 16 setores portadores de futuro", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.
O estudo revela que países como Estados Unidos, União Europeia e China, por exemplo, têm investido fortemente no planejamento e na execução de estratégias para atrair cada vez mais visitantes, criando um ambiente que ofereça uma experiência positiva para o turista. Atualmente, Santa Catarina é bem avaliada pelos visitantes, mas o turismo no Estado precisa ser potencializado, pensando nos próximos anos.
“O turismo é um setor transversal de nossa economia, que responde por 12,5% do PIB e impacta na geração de emprego de forma direta e indireta. Para suprir uma lacuna estatística e ter indicadores, a Fecomércio vem elaborando uma série de pesquisas que já se consolidaram como importante ferramenta de gestão das empresas, orientação da atividade turística e na definição de políticas públicas nas regiões. O turismo é um dos pilares das atividades do Sesc e Senac, que permeia o lazer, a cultura, a hotelaria e a formação profissional”, avalia Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio-SC.
“Para nós, do Sebrae, é muito importante participar desse Programa porque mais de 95% das empresas que trabalham com turismo são de micro e pequeno portes. No ano passado, tivemos mais de 10 projetos para o setor em Santa Catarina”, diz o diretor da entidade, Sérgio Cardoso, lembrando que é fundamental planejar. “Quem planeja tem foco e sabe onde vai chegar. Com esse projeto, estamos no caminho certo. Aqui está a união de esforços. Sozinho não se faz nada”, completa.
A internet tem transformado o mercado global de viagens e contribuído para o surgimento de novos modelos de negócios, baseado no uso de tecnologias. O estudo traz diversos exemplos de iniciativas ao redor do mundo, como o robô mensageiro, que faz entregas nos quartos dos hóspedes de uma rede de hotéis na Califórnia.
Em relação à gestão sustentável, a publicação traz exemplos de hotéis brasileiros certificados por suas práticas. Outros, além de investirem no meio ambiente, promovem a cultura local. Da Espanha, vem a referência na acessibilidade das praias, também encontrada em pontos no Leblon e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Dados: Santa Catarina gerou em 2014 R$ 1,6 bilhão em receitas oriundas do setor com turistas nacionais e R$200 milhões com internacionais. Dos eventos internacionais realizados no Brasil em 2013, o Estado sediou aproximadamente 5%. Em 2014, cerca de 1,1 bilhão de turistas viajaram pelo mundo. A Europa foi visitada por 582 milhões (51%) e as Américas por 181 milhões (16%). Atualmente, o principal motivo que faz as pessoas viajarem é o lazer ou a recreação (53%), seguido das visitas a amigos e parentes (27%) e o turismo de negócios (14%).
PDIC: Com o painel sobre turismo, a FIESC fecha a construção das 16 rotas estratégicas dos setores portadores de futuro, que vão propor ações para promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. O próximo passo é a construção do Masterplan. O debate sobre turismo continua na internet. As empresas podem dar sua contribuição no endereço fiescnet.com.br/rotasestrategicas e se cadastrar.
Dâmi Cristina Radin
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