Interplast celebra mercado aquecido e fomenta sustentabilidade na indústria

Feira do setor plástico se encerrou nesta sexta-feira, 16

Florianópolis, 16.08.2024 - Sustentabilidade foi o tema central da 12ª edição da Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, que se encerrou nesta sexta-feira, 16, em Joinville. Um dos destaques do evento foi o Congresso de Inovação e Tecnologia, promovido pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia.

Outra iniciativa do SENAI foram os concursos Mestres do CNC e Mestres da Injetora. A competição segue o modelo WorldSkills Competition, torneio internacional de educação profissional. Os participantes com melhor desempenho receberam certificado de reconhecimento e valores que poderão ser usados como descontos em cursos do SENAI. Serão R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1,5 mil, para primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, em cada categoria. Além disso, oportunidades de estágio ou emprego poderão ser oferecidas por empresas parceiras do concurso.

Indústria mais sustentável

O congresso trouxe palestras focadas em inovações sustentáveis e economia circular, com participações de grandes empresas como Braskem e BASF. A Eco Ventures Bioplastic inovou com um estande totalmente sustentável, feito de materiais recicláveis e reutilizados, além de promover a economia circular. A empresa oferece diversos brindes e informações sobre tecnologias biodegradáveis, destacando a importância de educar o público sobre o tema.

Outro ponto alto foi o 3º Fórum de Economia Circular, que debateu a importância da mensuração de dados de efeito estufa para planos de ação de descarbonização. A DEEP ESG enfatizou a necessidade de maior entendimento das operações antes de falar em crédito de carbono. O Fórum foi uma oportunidade para networking e discussões sobre práticas sustentáveis.

São mais de 1,3 mil empresas industriais do setor plástico e mais de 47 mil trabalhadores no estado. Só em Joinville, são 250 empresas e 14 mil trabalhadores.

Com informações da Interplast.

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.  Assine.