Internacionalização é tema de palestra em feira multissetorial no Alto Vale

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, explicou por que o nível de competitividade das empresas brasileiras precisa melhorar

Florianópolis, 15.8.2019 – A internacionalização de empresas foi tema de encontro realizado pela FIESC na Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí (FERSUL), nesta quarta-feira (14), no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul. Outros três eventos com participação das entidades da FIESC integram a programação da feira que segue até sábado (17).

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, ressaltou a necessidade de investir na melhoria da competitividade, que é o eixo central para a internacionalização das indústrias. Ela disse que o nível atual de competitividade das empresas brasileiras atende apenas o mercado interno e que não é exatamente o que o mercado internacional exige. “A nossa provocação como federação é mostrar aos empresários que o Brasil está se abrindo por meio de acordos internacionais e novos concorrentes virão. Ao contrário das nacionais, as empresas estrangeiras chegam com estrutura, organização, segurança jurídica, malha tributária adequada, logística e infraestrutura, coisas que nós não temos”, alertou.

De acordo com Maria Teresa, as indústrias têm duas tarefas a cumprir: uma é da porta para dentro, pois competitividade é a somatória de vários fatores, desde a gestão adequada dos recursos financeiros, de pessoas, até políticas de vendas e monitoramento de riscos; e a outra seria a participação em entidades de classe para cobrar as ações de responsabilidade dos governos, que resultem no desenvolvimento das empresas nacionais. “Quando uma empresa chegar à altura da competitividade de concorrentes internacionais, com precificação boa, prazo, qualidade, produto, processo, gestão e inovação, então estará totalmente preparada para o mercado daqui ou de qualquer lugar do mundo”, acrescentou, citando o Programa de Internacionalização da Indústria Catarinense, como alternativa para preparar as indústrias para o mercado externo.

“Nós aproveitamos esta oportunidade para oferecer temas diferenciados como o comércio exterior e as maneiras para manter a sustentabilidade no mercado. A palestra foi um grande aprendizado, pois trouxe novas visões e importantes questionamentos”, comentou o vice-presidente da FIESC Alto Vale, André Armin Odebrecht.

:: Confira a programação e inscreva-se.

Próximas palestras da FIESC na Fersul:

Quinta-feira (15), às 13h30: Ecossistema de Inovação - Rafael Boaventura, interlocutor de Inovação do IEL para o Alto Vale

Sexta-feira (16), às 15h: Indústria 4.0: Os desafios da Inovação do setor têxtil - Carla Wick Feder, docente do SENAI de Jaraguá do Sul

Sábado (17), às  9h: Do portão para dentro: o que estamos fazendo para tornar a indústria mas produtiva - Geferson Luiz dos Santos, gerente executivo dos Institutos SENAI de Tecnologia.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Vice-Presidência da FIESC.

imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244