Institutos SENAI em Joinville entregam mais seis respiradores pulmonares restaurados

Já são 18 equipamentos consertados e devolvidos à rede de saúde de Santa Catarina; aparelhos são cruciais nos casos extremos da doença causada pelo novo coronavírus e cada respirador pode salvar de 10 a 20 vidas

Florianópolis, 24.4.2020 – Já são 18 respiradores pulmonares artificiais consertados pelos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, localizados em Joinville, e restituídos à rede hospitalar de Santa Catarina. Nesta sexta-feira (24) foram entregues cinco aparelhos à Secretaria Estadual da Saúde e mais um para o Hospital Santa Juliana, de Salto Veloso, no Meio Oeste do Estado.

Os respiradores são considerados de extrema importância nos casos graves da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que afeta o sistema respiratório. A estimativa é de que cada respirador possa salvar de 10 a 20 pessoas. A operação de consertos de aparelhos fora de uso por estarem danificados é realizada pelo SENAI em todo o Brasil e em Joinville conta com parceria com GM, BMW, Whirlpool, Nidec e SLS Hospitalar.

Os respiradores entregues à Secretaria da Saúde foram retirados pela Defesa Civil e serão repassados a hospitais da rede pública. O transporte do equipamento destinado a Salto Veloso foi feito de avião até Videira, em operação coordenada pelo Comitê da Indústria da Defesa de Santa Catarina (Comdefesa), com apoio do Aeroclube de Santa Catarina. O Comdefesa e o SENAI integram a FIESC.

A Secretaria de Saúde do Estado entregou mais 15 equipamentos, entre monitores e respiradores para serem consertados pelos Institutos SENAI.