Florianópolis, 13.10.2022 - Uma parceria internacional dos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e de Processamento a Laser, de Joinville, e em Sistemas Embarcados, de Florianópolis, vai ajudar as indústrias automotivas e ferramentarias do Brasil e médica da Alemanha a melhorar seus controles de fabricação e a qualidade dos produtos. Intitulado DashFer_Sensor, o projeto internacional foi iniciado em agosto de 2022 e envolve pelo lado alemão, o Instituto Fraunhofer IPK de Berlin. O primeiro encontro de apresentação de propostas de parâmetros do projeto será realizado nesta sexta (14), na sede do Instituto SENAI em Joinville.
O projeto vai permitir aos setores industriais envolvidos a melhoria da gestão de ferramentas de estamparia de chapas e injeção plástica. Uma montadora automobilística fornece, por exemplo, a ferramenta para fabricação das peças de lataria ou de injeção plástica. A prática é adotada também por fabricantes europeus de equipamentos médicos. Com apoio de inteligência artificial, um dashboard a ser criado no final do projeto, vai permitir o controle de vida útil, uso adequado das ferramentas, sua geolocalização (para verificar eventual transferência para outros fornecedores), entre outros parâmetros. Entre os resultados esperados estão redução de custos de manutenção, melhoria da produtividade, aperfeiçoamento dos processos de manutenção preditiva, aumento da vida útil dos dispositivos e maior qualidade do produto final.
A iniciativa foi uma solicitação de montadoras instaladas no Brasil. O Instituto Fraunhofer tem especial participação nos algoritmos que serão desenvolvidos. “O projeto pode transbordar para outros procedimentos e outros setores industriais”, avalia o pesquisador-chefe do Instituto SENAI, Luís Gonzaga Trabasso. O DashFer_Sensor integra o programa SmartTool, que é iniciativa da Rede de Pesquisa da União Europeia Cornet (Collective Research Networking).