Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia debatem competitividade do setor industrial

Eventos serão on-line e presenciais, em Criciúma e Joinville; veja como participar

Florianópolis, 14.5.2024 - Os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia promovem eventos que vão discutir aspectos relacionados à competitividade da indústria, incluindo a jornada ESG (governança, sustentabilidade e social). Veja a seguir os detalhes da programação. Realizada anualmente neste mês, a Semana da Indústria celebra a passagem da data de 25 de maio, que é o Dia da Indústria e o aniversário da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que em 2024 completa 74 anos de fundação.

Veja aqui a programação completa da Semana da Indústria 2024

Eventos on-line

Webinars

Dias 22 e 23 de maio

📍 Clique aqui para se inscrever

Nos dias 22 e 23 de maio serão realizadas palestras on-line, transmitidas pela plataforma Youtube. Rodrigo Zoppei, coordenador do Instituto de Excelência Operacional, explica que serão tratados temas relevantes para a indústria. “Vamos mostrar a capacidade do SENAI de apoiar o setor nas iniciativas ligadas a esses temas, que são determinantes para a competitividade do setor”, afirma.

Dia 22/05, das 10h às 11h30, serão ab dordados os temas Economia de Baixo Carbono e Transição Energética, com os consultores e pesquisadores Charles Leber e Alexandre Araújo, que integram, respectivamente, os institutos de Tecnologia Ambiental e de Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis.]

No dia 23, serão dois horários: das 10h às 11h30, Carlos Jahn, Doglas Negri e Thamiris Lima Costa, todos dos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, falam de Robótica Industrial Assistiva e Educação e Tecnologia.

E das 19h às 20h30, Rodrigo Zoppei e Nilton Bendini (ambos do Instituto SENAI de Tecnologia em Excelência Operacional) e Ismael Secco (Instituto de Sistemas de Manufatura) abordam os temas Produtividade e Transformação Digital.

Eventos presenciais

1º Seminário Desvendando a Eficiência Operacional

20 de maio, a partir das 17h30 - em Criciúma, na sede da Associação Empresarial

📍 Clique aqui para se inscrever

O 1º Seminário de Excelência Operacional: Desvendando a Eficiência Operacional é dedicado a explorar estratégias e práticas para melhorar a eficiência operacional nas empresas. “Com palestras, painéis interativos e oportunidades de networking, o seminário oferecerá insights valiosos sobre como otimizar processos, elevar a produtividade e captar recursos para impulsionar o crescimento empresarial”, explica o consultor Gregori de Mattia, do Instituto SENAI de Excelência Operacional e coordenador do evento, que é dirigido a empresários e líderes industriais. “A proposta é proporcionar uma plataforma de aprendizado e troca de experiências entre os participantes”.

O evento contará com palestras de Andrea Bittencourt, Liliane Patrício (ambas da Lessa Kids), João Paulo Kleinubing (presidente do BRDE) e Carlos Araújo (Plaszom).

Desvendando

X Fórum Discuta Lean

Joinville, dias 23 (das 8 horas às 17h30) e 24 de maio (das 8 às 12 horas), no Ágora Tech Park

📍 Clique aqui para se inscrever

Realizado com o apoio do Instituto SENAI em Excelência Operacional, o evento discutirá aspectos do Lean Manufacturing, que busca a produção enxuta, ou seja, com o menor custo possível. No dia 24 de maio, o consultor do SENAI Nilton Bendini Junior vai ministrar um workshop sobre Simulação Computacional. Além de conhecer os diferentes usos e os benefícios dessa ferramenta, o público também poderá participar ativamente de exercícios de simulação.

O evento também contará com palestra de Danilo Antonio Correia, diretor Industrial da Altona, indústria cliente do Instituto SENAI de Tecnologia em Excelência Operacional e que alcançou significativos resultados com a o uso da ferramenta de simulação computacional.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR