Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental apoia indústria na jornada ESG

Estudo de Dispersão Atmosférica e Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) auxiliam indústrias interessadas em atender demandas legais e do mercado, visando sustentabilidade ambiental, social e de governança

Florianópolis, 16.8.2022 - O Estudo de Dispersão Atmosférica e o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) são serviços do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental para apoiar indústrias catarinenses e do sul do Brasil a cumprir a legislação e as normas relacionadas ao meio ambiente. “Ao lado da saúde financeira e das ações sociais, o aspecto ambiental é um dos pilares do ESG e o atendimento destas demandas é uma questão cada vez mais sensível para a sociedade e para os clientes, afirma o pesquisador-chefe do Institutos SENAI de Tecnologia em Santa Catarina, Alceri Antonio Schlotefeldt, referindo-se a sigla em inglês para sustentabilidade, social e governança.

Lançado em 2022, o Estudo de Dispersão Atmosférica tem se tornado uma exigência em processos de licenças ambientais de operação das empresas. Ele pode ser aplicado a qualquer segmento industrial que possua em sua matriz fontes de emissão atmosféricas. Já o inventário de GEE, oferecido desde 2015, é a principal ferramenta para que a indústria quantifique suas emissões de GEE e a partir disso possa estabelecer metas de redução, buscando uma operação de baixo carbono. Também é destinado a indústrias de diversos segmentos e portes, conforme o Registro Público de Emissões.

Sediado em Blumenau e atendendo indústrias de Santa Catarina e de estados vizinhos, o IST Ambiental é um dos seis institutos SENAI de Tecnologia. Além do estudo de dispersão atmosférica e do inventário de GEE, o instituto tem laboratórios especializados em ensaios em águas e efluentes industriais, emissões atmosféricas e qualidade do ar, higiene ocupacional, resíduos e combustíveis não convencionais e Arla 32 (aditivo aplicado em motores a diesel para reduzir a poluição do ar).

Institutos SENAI de Tecnologia

Os demais institutos são focados nas áreas de alimentos e bebidas (sediado em Chapecó), têxtil, vestuário e design (Blumenau e Brusque), logística de produção (Itajaí), Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis (Jaraguá do Sul) e cerâmica (Criciúma). Clique aqui para saber mais.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR