Instituição passa a ser reconhecida como "produtor de material de referência" (PMR) para o setor de alimentos

Florianópolis, 14.02.2024 - O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, que tem sede em Chapecó, conquistou a acreditação do Inmetro para a produção de materiais de referência (MRs). A instituição é a única no Brasil a possuir essa acreditação para o escopo de composição química em alimentos. 

O certificado foi obtido após a comprovação de que o Instituto do SENAI atua em conformidade com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 17034:2017, que define os requisitos gerais para competência de produtores de material de referência. “O material de referência certificado é o principal padrão de qualidade das análises feitas em laboratório. Com ele é possível verificar a exatidão das medições e garantir a confiabilidade dos resultados”, explica Andressa Casarin, coordenadora do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas. 

O Provedor de Ensaios de Proficiência, que também faz parte da rede de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia de Santa Catarina, teve a ampliação de serviços acreditados pelo Inmetro. São 455 parâmetros acreditados, para atender os mecanismos de controle de qualidade laboratorial que são necessários para que laboratórios e indústria sejam reconhecidos por órgãos credenciadores e certificadores.

A acreditação do Instituto SENAI como produtor de material de referência (PMR) pode ser conferida no site do Inmetro.

A acreditação do Provedor de Ensaios de Proficiência pode ser conferida aqui.  

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Assessoria de Imprensa 


 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn