Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Instituto Collaço Paulo traz mostra que destaca legado de Elke Hering 

A artista blumenauense que morreu em 1994 foi desenhista, pintora, gravadora e escultora; iniciativa tem apoio do SESI 


Serviço:
O quê: exposição “Elke Hering - Metamorfoses”
Quando: De 20 de julho a 2 de dezembro - seg. a sex., das 13h30 às 18h30; sábado das 10h30 às 15h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Gratuito 

Florianópolis, 20.07.2023 - O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis, recebe a partir desta quinta-feira (20) a mostra “Elke Hering - Metamorfoses”, que celebra a obra da artista blumenauense Elke Hering (1940-1994), desenhista, pintora, gravadora e escultora. A iniciativa, que tem apoio do SESI, dá visibilidade pela primeira vez na instituição à arte feminina e marca o primeiro ano do espaço inaugurado em 31 de julho de 2022.

A artista, ao morrer aos 53 anos, deixou trabalhos que exercem até hoje uma força difícil de dimensionar, porque raramente reunidos em retrospectiva. Os tecidos sociais, os efeitos dos paradigmas patriarcais explicam um certo apagamento desta produção que, agora, a pesquisadora Denise Mattar apresenta com vitalidade na exposição. 

Com apoio do SESI, apoio cultural da Ibagy e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Instituto Collaço Paulo viabiliza o transporte para grupos de estudantes da rede pública municipal participarem das ações educativas com visitas mediadas e práticas imersivas.

“Elke Hering - Metamorfoses”, sem caráter retrospectivo, propõe uma nova demarcação analítica em torno das obras desta mulher audaciosa que rompe com paradigmas num universo pouco sensível à criação vanguardista que mantém diálogo com as expressões artísticas e intelectuais do seu tempo. Mattar conta com a consultoria da pesquisadora Daiana Schvartz.

Sobre Elke Hering (1940-1994) - Breve biografia

Nasceu e morreu em Blumenau, onde também começa seus primeiros estudos artísticos em 1957. Entre 1958 e 1960, estudou na Academia de Belas Artes de Munique, Alemanha, onde teve como professor Anton Hiller (1893-1985) e recebeu menção honrosa. Ao voltar para o Brasil decidiu, em 1962, estudar escultura em Salvador (BA), com Mário Cravo Jr. (1923-2013). Em 1965, conquistou o primeiro prêmio de escultura, no 1º Salão Pró-Arte Nova de Blumenau e no Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba (PR). Em 1966, retornou a Munique.

Em 1970, com o marido, o poeta Lindolf Bell (1938-1998), fundou a Galeria Açu-açu, espaço emblemático no campo da cultura da cidade e de Santa Catarina, porque resultou como um ponto irradiador de produção de saber sobretudo nas artes visuais e na poesia, projetando novas carreiras artísticas. Elke deve ser pensada também como alguém que ativa inúmeros encontros, reflexões e debates que estimulam jovens criadores.

Em 1984, inaugurou o Ateliê Elke Hering, onde deu vazão ao seu refinado pensamento estético e estrutura uma carreira de êxito nacional e internacional. Participou dos mais importantes certames de artes visuais, em mostras individuais e coletivas, realizadas em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ), Curitiba, entre outras cidades. Ao morrer, em 1994, deixa um valioso legado. Um expressivo volume de trabalhos – desenhos, pinturas e esculturas - hoje integra a Coleção Collaço Paulo.

Com informações do Instituto Collaço Paulo.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.