Inovações de SC focadas em educação e cibersegurança vencem prêmio nacional

Projetos foram desenvolvidos por estudantes do SENAI de Concórdia; vencedores foram conhecidos nesta quinta-feira (11), em evento online transmitido pela entidade

Florianópolis, 12.11.2021 - Três projetos criados por estudantes do SENAI de Concórdia com foco em cibersegurança e educação estão entre os vencedores do Grand Prix de Inovação nacional promovido pela entidade. Realizada desde 2013 para incentivar a criatividade, o empreendedorismo e o raciocínio lógico dos alunos, a competição acontece no formato corrida de inovação aberta. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (11), em evento online.

Entre os premiados estão projetos criados na categoria júnior para o desafio ‘Smart Home – casa inteligente e segura’, proposto pela Cisco. O primeiro lugar coube aos estudantes que desenvolveram um chaveiro focado na cibersegurança. O dispositivo é conectado à casa inteligente por meio de um chip de celular que permite a comunicação do usuário com sua residência de forma muito mais segura, pois, diferente de um aparelho de celular, não se comunica com dispositivos de baixa confiabilidade.

O terceiro melhor projeto nesse desafio foi um dispositivo de interceptação de sinal de conexões para casa inteligente, desenvolvido com o intuito de impossibilitar invasões de agentes externos, promovendo tanto a segurança física quanto a digital.

Para o desafio ‘Como o ensino híbrido e a tecnologia podem expandir os horizontes da sala de aula?’, proposto pela Google, os estudantes do SENAI de Concórdia desenvolveram o segundo melhor projeto da categoria júnior, que consiste em um óculos de realidade virtual e sensores VR. O virtual G.L.A.M, visa auxiliar alunos em atividades escolares de forma on-line.

A edição nacional 2021 do GP contou com a participação de 269 mentores e 1.898 alunos, divididos em 455 equipes. Os times competiram com 291 soluções. Todos os inscritos recebem certificado de participação e os três primeiros colocados de cada categoria por desafio ganham medalhas de reconhecimento pela inovação.

Os integrantes das equipes que ficaram em 1º lugar levam 25 mil SENAI Coins, que podem ser utilizados em produtos ou cursos SENAI. O grupo receberá ainda R$ 5 mil em crédito em uma escola SENAI para pré-aceleração da ideia - o valor corresponde a mentorias para a equipe para melhoria do protótipo.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC