Florianópolis, 25.3.2015 – A abrangência do conceito de inovação e suas aplicações nos diferentes setores das empresas foram tema do 1º Meeting Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia. Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi Santa Catarina (IEL/SC) – entidade da FIESC – o evento teve apresentação de Werner Faix, CEO da Escola Internacional de Negócios e Empreendedorismo (Sibe, na sigla em inglês), na Alemanha.
De acordo com Faix, em um ambiente econômico cada vez mais complexo, as empresas têm grande dificuldade para planejar o futuro de seus negócios. Neste cenário, são exigidas novas habilidades e competências dos administradores, que devem saber identificar quais entre as boas propostas de inovação devem receber investimento.
Ele destacou que inovação é mais do que apenas um novo produto. “Não interessa se é uma evolução incremental ou algo radicalmente novo. O importante é o que ela acrescenta de valor para a empresa em um prazo de cinco anos”, afirmou. O especialista citou o caso da Volkswagen do Brasil, que incentivou o desenvolvimento de sua cadeia de fornecedores locais, diminuindo a dependência de importações e atualmente trabalhando até na exportação de componentes.
O superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, reforçou a necessidade de que os executivos das empresas se capacitem para utilizar a inovação como ferramenta para enfrentar o cenário de alta competitividade. “É preciso que a alta direção dê o exemplo e crie as condições para que a inovação aconteça dentro das empresas”, disse.
Educação executiva – Em parceria com renomadas instituições internacionais, o IEL promove anualmente seu programa de Educação Executiva. Em julho, Florianópolis irá sediar capacitação sobre Design e Gestão Estratégica dos Negócios. A programação de 2015 terá ainda cursos em Bento Gonçalves (RS) e Fontaineblau (França). Mais informações podem ser obtidas no site http://goo.gl/T4Kf9n.
Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br