Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Inovação é vital para gestão municipal mais inteligente e sustentável

Em congresso promovido pela FECAM, presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou que Santa Catarina possui o maior percentual nacional de financiamentos destinados para inovação

Florianópolis, 9.8.2022 - Santa Catarina integra o ranking global de Ecossistema Fintech 2021 (Florianópolis) e o ranking global de Ecossistema Startups 2021 (Florianópolis, Joinville e Blumenau). O estado possui o maior percentual nacional de financiamentos destinados à inovação - 15,4% dos financiamentos contratados. Este ambiente inovador é o que assegura gestões mais inteligentes e sustentáveis, de acordo com o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Ele participou nesta terça-feira, dia 9, dos debates do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina, promovido pela FECAM em São José.

Aguiar informou que 9,5% das empresas industriais de alto crescimento econômico do país, ou seja, aquelas com até cinco anos de fundação e com médias mínimas de crescimento acima de 20% ao ano, estão em Santa Catarina. “Somos um estado que se destaca pela maior expectativa de vida, que é de quase 81 anos, pela diversidade industrial e pela participação do setor no PIB, que é superior a 26%, a quarta maior do país”, destacou.

Com a menor taxa de desemprego no país, a indústria se destaca como o setor que mais emprega. São mais de 804 mil postos de trabalho e, de acordo com o presidente da FIESC, os municípios mais industrializados possuem maior geração de novas vagas. “Nossa produção industrial já ultrapassou o nível pré-pandemia, demonstrando uma retomada sólida da nossa economia. Nossa indústria tem alta sofisticação nos processos produtivos, gerando produtos internacionalmente mais competitivos e integrando cadeias globais de valor”, frisou.

Aguiar citou ainda o Cidade Única, uma plataforma que reúne informações das 5.570 cidades do Brasil e permite o monitoramento online dos principais indicadores econômicos, sociais e demográficos disponíveis no mercado. A solução foi desenvolvida em uma parceria entre o Observatório de Negócios do Sebrae/SC e o Instituto Euvaldo Lodi, por meio do Observatório FIESC.

No congresso, o SENAI apresenta uma série de cursos rápidos e técnicos que podem ser oferecidos por meio de parcerias com as prefeituras. O evento segue até quinta-feira (11) no Hard Rock Live Florianópolis e as inscrições são gratuitas.

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.