Informação qualificada é fundamental para tomada de decisão

Afirmação foi feita pelo presidente da FIESC durante encontro promovido pelo Grupo RIC, na noite desta quinta-feira (30), em que foi apresentado o raio-x do consumidor catarinense

Florianópolis, 31.5.2019 – Informação qualificada é fundamental para a tomada de decisão. Uma empresa não pode lançar um produto sem ter o conhecimento da demanda e da necessidade do seu consumidor, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, durante encontro promovido pelo Grupo RIC, na noite desta quinta-feira (30), em Florianópolis.

Aguiar destacou que à indústria catarinense tem à disposição o Observatório FIESC que auxilia o setor com análises, antecipação de tendências, entre outras informações econômicas e sociais. “Santa Catarina é um estado diferenciado, com empresas que se destacam em âmbito nacional e internacional e com uma característica muito própria: nossa indústria é nascida no estado. Foram micro e pequenos negócios, que cresceram e se tornaram de médio porte. Hoje, muitas delas são grandes empresas e são referência”, afirmou.

presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, apresentou uma análise que mostra o comportamento do consumidor catarinense, que tem como características ser menos pessimista que a média brasileira e mais conectado. Segundo ele, para minimizar os efeitos da crise e equilibrar o orçamento doméstico, consumidores do estado precisaram traçar estratégias: 91% afirmaram que diminuíram os gastos e 84% buscaram aumentar os rendimentos. Outro dado apresentado no evento é em relação às classes A e B do estado: 40% não possuem ensino superior completo, 65% estudaram apenas em escolas públicas, apenas 10% já viajaram para fora do Brasil e 59% utilizaram transporte público no último mês.