Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Indústrias invisíveis: os bastidores da produção

Revista da FIESC de novembro revela a força dos bens intermediários nas cadeias produtivas e também destaca economia circular, alternativas de descarbonização e novas tecnologias em SC

Florianópolis, 22.11.2024 - A edição de novembro da revista Indústria & Competitividade, da FIESC, revela o poderoso – e muitas vezes invisível – ecossistema industrial que está por trás das grandes marcas do Estado. A reportagem de capa traz uma abordagem aprofundada sobre o papel estratégico das indústrias de bens intermediários em Santa Catarina. São empresas que, embora pouco conhecidas pelo público geral, têm papel essencial para a robustez de cadeias produtivas como alimentos, metalurgia, vestuário e tecnologia, altamente adensadas e integradas no Estado. A reportagem também destaca que as indústrias de bens intermediários integram cadeias que se articulam internacionalmente.

A busca pela sustentabilidade nas cadeias produtivas é abordada de várias formas na edição. Na entrevista principal, Fernando de Rizzo, CEO da Tupy, discute inovação sustentável e conta como a empresa de Joinville avança em soluções de descarbonização viáveis, como biocombustíveis e energia produzida a partir de resíduos de animais, mostrando alternativas adaptadas à realidade brasileira. Outras reportagens mostram que empresas catarinenses lideram iniciativas de economia circular no setor de plásticos, promovendo reciclagem e inovação sustentável. No setor de madeira, a crescente produção de pellets para o mercado europeu ganha força em Santa Catarina, graças ao apelo ambiental e a eficiência energética deste combustível ainda pouco utilizado no Brasil.

A infraestrutura e a logística, temas centrais para competitividade da indústria catarinense, também têm destaque na edição. Uma reportagem aponta o risco da repactuação das concessões das BR-101 (trecho Norte) e BR-116 (SC). Especialistas afirmam que o pacote de obras proposto pelo Ministério dos Transportes é insuficiente para garantir fluidez e segurança a longo prazo, e um estudo desenvolvido pela FIESC comprova que são necessários investimentos mais robustos. Outra matéria demonstra como a instabilidade nos preços de fretes marítimos e prazos de entrega causam contratempos e prejuízos para a indústria.

A revista aborda a inovação em duas reportagens. Um projeto conduzido pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em parceria com a holding Christal, desenvolveu uma plataforma capaz de identificar peças defeituosas na linha de produção com alta eficiência, usando ferramentas de IA. A novidade é a aplicação do conceito few-shot learning, uma estrutura de aprendizado de máquina alimentada com um conjunto restrito de parâmetros de referência. Na outra matéria, tecnologias de oxidação avançada (AOT) mostram potencial transformador para a indústria, com aplicações que vão do tratamento de efluentes a materiais autolimpantes.

A revista traz ainda o perfil de Márcio Bertoldi, executivo que lidera um processo de transformação da centenária Karsten, apostando no equilíbrio entre tradição e inovação para atender às exigências do mercado digital e globalizado. O artigo de Leandro Pereira Garcia, doutor em Ciências da Saúde, aborda tendências no setor de saúde para a indústria.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn