Florianópolis, 10.07.25 - Uma percepção mais realista e fundamentada do mercado colombiano e a identificação de potenciais alianças estratégicas estão entre os principais pontos positivos do SC Day Colômbia, que a Federação das Indústrias de SC (FIESC) promoveu em Bogotá de 7 a 9 de julho.
O evento, idealizado pela Federação para aproximar a indústria de SC a empresas do país latino-americano, foi considerado um sucesso pelos industriais que integraram a missão. “Com essa participação, damos um passo importante rumo à expansão: nossa meta é aumentar em 50% a presença no mercado colombiano ainda este ano e, nos próximos anos, nos consolidar como o principal fornecedor de bombas para ordenhadeiras no país”, destacou o CEO da Metalúrgica Triunfo, Jonas Machado.
Na visão de Márcio Plácido Constantino, da Aeroville Ventilação Industrial, “a missão representou não apenas uma oportunidade concreta de expansão comercial com a Colômbia, mas também uma valiosa construção de relacionamentos, tanto com empresas colombianas quanto com empresários brasileiros, que fortalecem ainda mais nossa atuação no mercado.”
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou a importância de as indústrias catarinenses expandirem seu olhar para novos mercados no exterior. “A Colômbia tem potencial para ampliar a corrente de comércio com Santa Catarina. Iniciativas como o SC Day permitem conhecer o ambiente de negócios no país e também identificar novas oportunidades e complementaridades entre as indústrias”, explicou.
Para o CEO da Potenza, Eliel Búrigo Borges, uma missão estruturada, que permita contatos também institucionais, aumenta a possibilidade de converter negócios. “O SC Day é uma das ações mais inteligentes e transformadoras na internacionalização de indústrias”. A indústria catarinense já tinha participado da primeira edição, no Chile.
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, explicou que foram realizadas cerca de 100 reuniões entre empresários brasileiros e colombianos durante a rodada de negócios. “Tivemos a oportunidade de confirmar o avanço da Colômbia na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, e a possibilidade de fazer muitas alianças estratégicas. Existe um potencial muito amplo do mercado que está totalmente aberto para ser atendido pelos fabricantes catarinenses”, afirmou.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.