Florianópolis, 22.10.25 - Em busca de novas oportunidades para exportação, cerca de 70 empresas de SC participaram no último dia 20 de evento organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai, da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil com apoio da Federação das Indústrias de SC (FIESC) na sede dos Institutos SENAI de Inovação em Joinville.
O vice-ministro da Rede de Investimento e Exportação - Rediex do Ministério, Javier Viveros, liderou uma missão oficial ao estado com o objetivo de estreitar laços com o setor industrial brasileiro e destacar as vantagens competitivas do Paraguai como destino de investimentos e produção. Viveros destacou o baixo custo de energia de fontes renováveis, a competitividade do sistema tributário do país e também incentivos a investimentos estrangeiros no país, especialmente indústrias orientadas à exportação.
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, detalhou o potencial de negócios com o Paraguai para as indústrias catarinenses. “A participação dos empresários de SC no evento demonstra o interesse em ampliar mercados e conhecer alternativas estratégicas para exportações. A indústria catarinense enxerga muito potencial no país vizinho”, afirmou.
A delegação paraguaia incluiu o presidente da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Fabio Fustagno, a embaixadora María Amarilla, cônsul-geral do Paraguai em Curitiba; o especialista sênior em exportação da Rediex, Jimmy Kim; o adido comercial do Paraguai em Curitiba, Jhonny Ojeda, e Carolina Vergara, gerente geral da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil.
Durante a missão a SC, a delegação fez uma visita técnica à planta industrial da Döhler, que estuda instalar parte de sua produção no Paraguai. A convite da FIESC, também visitou o espaço da Rede de Inovação FaberUp no Ágora Tech Park, e conheceu a plataforma de dados do Observatório FIESC.
Com informações do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.