Indústrias de São Bento do Sul acolherão jovens do programa Novos Caminhos

Móveis Weihermann, Oxford Porcelanas, Metalúrgica Denk e Móveis Irimar assinaram termo de cooperação, abrindo as portas para a possibilidade de estágios ou contratação efetiva dos jovens que vivem em abrigos do Estado na região

São Bento do Sul, 07.10.2016 – Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (7), em São Bento do Sul, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC-SC) e a OAB/SC, lançou o programa Novos Caminhos. Na ocasião, o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) assinou documento de adesão ao programa. As empresas Móveis Weihermann, Oxford Porcelanas, Metalúrgica Denk e Móveis Irimar também assinaram termo de cooperação, abrindo as portas para a possibilidade de estágios ou contratação efetiva dos jovens.

“A participação empresarial no programa, de elevada importância social, é um estímulo concreto à construção de uma sociedade mais igualitária”, discursou Arnaldo Huebl, vice-presidente regional da FIESC. A iniciativa beneficiará jovens da região do Planalto Norte, com idades entre 14 e 18 anos, que vivem em abrigos do Estado, com a oferta de qualificação e de preparação para o mundo do trabalho.

Desde sua implantação, em 2013, o Novos Caminhos já atendeu 607 adolescentes, que participaram de capacitações realizadas pelas equipes do SENAI, SESI e IEL. Já foram encaminhados 112 jovens ao mercado de trabalho. A subprocuradora-geral de justiça para assuntos jurídicos do MP-SC, Vera Lúcia Ferreira Copetti, representou o Ministério Público no evento. Ela elogiou a iniciativa da FIESC e dos demais envolvidos, afirmando que Ministério Público está disposto a contribuir com a causa.

O programa integra as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação, criado pela FIESC para ampliar e fortalecer a capacitação no mercado de trabalho. O foco do Novos Caminhos é a educação para o mundo do trabalho e para a cidadania, com o objetivo de ofertar aos adolescentes, além da formação técnica, uma formação social. Ao desenvolver suas habilidades, o programa amplia as possibilidades dos jovens, ao saírem dos abrigos aos 18 anos, serem inseridos no mercado de trabalho e alcançarem sua autonomia e o pleno exercício da cidadania.

Com informações da agência Impulso Comunicação

Assessoria de Imprensa da FIESC