Empresários analisam parcerias estratégicas, considerando tarifas inferiores nas exportações aos EUA; missão participa da Expo Paraguay-Brasil e de rodadas de negócios

Florianópolis, 09.09.25 - Em busca de novas parcerias estratégicas e novos mercados consumidores no exterior, um grupo de cerca de 50 empresas catarinenses está no Paraguai em missão organizada pela Federação das Indústrias (FIESC). No primeiro dia da missão, o grupo reuniu-se com o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antonio Marcondes de Carvalho.

O objetivo da participação na Paraguay Business Week, segundo a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maitê Bustamante, é explorar as oportunidades de negócios e entender as particularidades para exportar a partir do Paraguai.

Industriais catarinenses estudam a viabilidade de parcerias para manter a competitividade de seus produtos no mercado internacional, diante do aumento de tarifas para os Estados Unidos, por exemplo. “A busca ativa por abrir novas frentes e explorar novos mercados consumidores faz parte da estratégia das indústrias de SC para manter sua participação no mercado externo. O setor industrial do estado é bastante internacionalizado e a captação de novos clientes para diluir a exposição a um único país ou bloco é uma estratégia saudável para os negócios”, explica Maitê.

Os empresários ainda participaram de rodadas de negócios e seminários, além de visita à Expo Paraguay-Brasil. O evento, que iniciou no dia 8, segue até 10 de setembro.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas


Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn