Industriais catarinenses seguem pessimistas com a economia

Pesquisa da FIESC aponta ligeira melhora em fevereiro, mas segue mostrando pessimismo

Florianópolis, 22.02.2016 – O Índice de Confiança do Industrial Catarinense registrou alta de 1,4 ponto entre janeiro e fevereiro, atingindo 38,4 pontos. O resultado, no entanto, segue abaixo de 50 pontos, indicando pessimismo. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (22) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

A subida foi puxada pelos empresários ligados à construção civil, onde o índice fechou em 39,1 pontos. Entre os da indústria de transformação, o indicador foi de 34,8 pontos. No geral, houve melhora tanto na avaliação da situação atual (de 30,7 para 32 pontos) quanto na expectativa para os próximos seis meses (de 40,2 para 41,6 pontos).

Entre os motivos citados para o pessimismo está a instabilidade política e econômica, que tem obrigado as empresas a passarem por processos de reestruturação. Para a pesquisa, a FIESC ouviu 213 industriais do Estado entre os dias 1º e 18 de fevereiro.

Levantamento divulgado também nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra índice de 37,1 pontos para fevereiro. O número é 0,5 ponto superior ao de janeiro.

Faça o download das pesquisas da FIESC e da CNI.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp