Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 18,13 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.

Confira a análise do Observatório FIESC aqui.

Florianópolis, 15.03.2024 - Os dados de geração de empregos em janeiro divulgados na sexta-feira (15) pelo Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que Santa Catarina foi o segundo estado brasileiro com o maior saldo de vagas de trabalho geradas no período, com 26,2 mil novos postos. Desse montante, 18,13 mil empregos foram criados pela indústria, sendo 14,25 mil pela indústria geral e mais 3,87 mil pela indústria da construção.

“A indústria catarinense puxando para cima a geração de novos empregos no estado é uma notícia muito animadora, já que para cada 10 postos de trabalho criados na indústria, outros 16 empregos indiretos são gerados. O impacto desses números na economia do estado é muito relevante, e destaca o protagonismo da nossa indústria”, destaca o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

Para o economista João Pitta, do Observatório FIESC, a expansão observada na indústria representa uma recuperação parcial dos fechamentos de vagas ocorridos no fim do ano passado. " O segmento de têxtil, confecção, couro e calçados liderou a geração de empregos na indústria de transformação, com um saldo positivo de 4,6 mil postos em janeiro. Entre as atividades, a confecção de peças do vestuário foi a principal, devido ao início das produções de novas coleções de outono/inverno", explica.

De acordo com ele, a construção ocupou o segundo lugar no ranking industrial catarinense, com 3,87 mil postos de trabalho gerados, principalmente na construção de edifícios. A queda nos custos de produção do setor e o aumento na concessão de crédito imobiliário influenciaram positivamente o resultado, avalia Pitta.

No primeiro mês do ano, Santa Catarina registrou 152,9 mil admissões, contra 126,7 mil desligamentos. O saldo na geração de postos de trabalho em SC ficou atrás apenas de São Paulo, que criou 38,5 mil vagas no período.

O setor de serviços foi responsável por 6,8 mil empregos, enquanto a agropecuária gerou 2,2 mil novas vagas. Já o setor de comércio apresentou saldo negativo de postos de trabalho, com a redução de 906 vagas.

Brasil

O saldo de empregos gerados no Brasil no mês de janeiro foi de 180,4 mil, resultado de 2,07 milhões de admissões e 1,88 milhões de desligamentos no mês. Das 27 unidades da federação, apenas duas apresentaram saldo negativo em janeiro: Acre e Maranhão.

O estoque total de vagas foi de 45,7 milhões de postos de trabalho, ficando positivo em 4 dos 5 grandes grupamentos de atividades econômicas com saldos positivos no mês.

No País, o setor de serviços criou 80,6 mil novos postos. A indústria geral, desconsiderando a construção civil, somou 67,03 mil empregos criados.  Mais 49,1 mil vagas foram criadas no setor da construção. A agropecuária 21,9 mil novos postos. Já o setor de comércio apresentou saldo negativo de 38,2 mil empregos em janeiro de 2024.

*dados sem ajuste