Indústria nacional agrega valor e inovação na parceria entre o SENAI e organizações tchecas

Projetos desenvolvidos em cooperação entre Institutos SENAI, Embrapii, instituições da República Tcheca e empresas dos dois países geram eficiência, sustentabilidade e aumento de vida útil de produtos brasileiros

Florianópolis, 11.03.2024 – A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, visitou, nesta sexta (8) os Institutos SENAI de Inovação em Processamento a Laser e em Sistemas de Manufatura, de Joinville. A visita ocorreu no momento em que o SENAI e instituições de pesquisa e inovação daquele país estão em fase de renovação da cooperação em projetos de pesquisa e inovação industrial, vigente desde 2020 e que resultou em aperfeiçoamento produtivo industrial.

“Fiquei muito impressionada com o nível do trabalho e dos protótipos que estão sendo produzidos aqui e fico muito feliz que o Instituto tem a colaboração com a República Tcheca, como Instituto de Termomecânica, que faz parte da Universidade de Praga e com algumas empresas privadas”, disse Pavla Havrlíková.

Interesse mútuo

O interesse mútuo no prosseguimento da primeira pesquisa desenvolvida em cooperação sinaliza o sucesso da parceria entre os dois países. “Muitas vezes, o projeto termina e as partes desistem de continuar a parceria. [Neste caso,] temos um projeto que deve ter continuidade e durar até 2026, o que é muito importante”, afirmou.

"O fato de serem realizados projetos do Instituto SENAI é um fator decisivo para a Academia de Ciências [da República Tcheca] renovar o memorando, porque esse é um projeto-chave da colaboração entre os dois países“, destacou. “O Memorando entre o SENAI, a Embrapii [Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial] e a Academia de Ciência é um impulso para seguir a colaboração entre instituições tchecas e brasileiras”, acrescentou a embaixadora.

Pesquisas melhoram processos produtivos e produtos

A primeira pesquisa foi realizada entre 2020 e 2023 e envolveu indústrias (as catarinenses Tupy e Welle Laser e a tcheca SHM s.r.o) e institutos de pesquisa –os Institutos SENAI de Joinville, pelo lado brasileiro, e a HiLASE e o Institute of Thermomechanics da Academia Tcheca de Ciências (IT-CAS), pelo país europeu. Com valor global de R$ 1,8 milhão na parte brasileira, a iniciativa aplicou tecnologias a laser de modificação de superfícies, visando a melhoria do processo produtivo, resultando em um aumento expressivo do tempo de vida de ferramentais e componentes de alto valor agregado.

Com a renovação da cooperação, mais um projeto deve ser implementado, agora focado na melhoria da eficiência energética de aeronaves, envolvendo o Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser, a HiLASE e o IT-CAS, além de empresas brasileiras e tchecas. O projeto iniciado no final de 2023 já se encontra em execução, com conclusão prevista para 2026. No lado brasileiro, o valor global será de R$ 1,5 milhões.

Um terceiro projeto, decorrente da transferência tecnológica em curso na parceria Brasil-República Tcheca, será desenvolvido envolvendo apenas empresas brasileiras, além do Instituto SENAI (Laser), do Centro de Inovação Tecnológica de Minas Gerais (CIT-MG) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo, neste caso, é a construção da primeira estação de Laser Shock Peening do país, sendo esta uma tecnologia verde habilitadora com vantagens técnicas, ambientais e econômicas em relação a processos similares mais tradicionais como o jateamento com granalhas de aço, conhecido como Shot Peening.

A Embrapii participa como agencia de fomento de todos os projetos da parceria. A embaixadora esteve nos Institutos SENAI acompanhada pelo chefe-adjunto de missão, Pavel Šára.

Clique nos links para saber mais sobre:

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR