Indústria de venture capital é madura no Brasil

Em painel no Radar Pocket Finanças, promovido pela Academia FIESC de Negócios, o CEO da RD Station Eric Santos, destacou a experiência da empresa com a entrada de investidores que aportam capital para que o negócio possa crescer

Clique aqui e acesse a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

Florianópolis, 21.9.2022 – Em painel no Radar Pocket Finanças, o CEO da RD Station, Eric Santos, relatou a experiência da empresa com a entrada de investidores no negócio. “Hoje temos uma indústria de venture capital (capital de risco) que é madura no Brasil. Os investidores e o ecossistema em volta aplicam os mesmos princípios que os melhores fundos de venture capital dos Estados Unidos usam”, afirmou ele, durante o encontro, promovido pela Academia FIESC de Negócios, nesta quinta-feira, dia 22. Também participaram do painel Jan Karsten, especializado em gestão de patrimônio, e Reinaldo Coelho, gestor de fundos de investimentos da Triaxis Capital, que mediou o painel.

Eric explicou que uma das partes mais importantes na hora de negociar a entrada de um investidor são os termos- alguns financeiros e outros de governança. “Vão existir altos e baixos ao longo da trajetória. E, nessa hora, se você está com o investidor correto, saberá que fez a melhor escolha”, disse, ressaltando a importância de ter uma governança muito equilibrada, com um conselho participativo e dentro de uma dinâmica de criação de valor agregado.

Jan Karsten disse que na hora de escolher empresas para investir, o ideal é olhar as melhores oportunidades tanto no Brasil quanto no exterior, avaliando o risco e a diversificação de portfólio. Ele disse ainda que, durante a análise, há um lado qualitativo que precisa ser levado em conta que é o propósito da empresa. “E não é o que está escrito na parede. É o dia a dia. É o que faz a existência daquela empresa. E o que a RD conseguiu fazer do ponto de vista de uma comunidade é chave, que é ouvir o cliente. A gente olha muito isso na hora da decisão de um investimento porque não é só um número. Não é só o financeiro, mas o aspecto qualitativo é muito importante”, explicou.