Indústria de SC se despede de Willy Egon Frey

Empreendedor na produção de maçã e de reflorestamento, empresário faleceu dia 1º de outubro, aos 97 anos, em Itapema, onde residia

Florianópolis, 02.10.2023 - O empresário Willy Egon Frey, pioneiro na produção de maçãs e empreendedor no ramo de reflorestamento, morreu aos 97 anos, no domingo, dia 1º, em Itapema, onde residia. “Frey foi um homem acostumado a estar sempre um passo à frente; foi assim em toda a sua trajetória de empreendedor, marcada pelo pioneirismo e pela busca constante de inovações”, afirma Gilberto Seleme, presidente em exercício da FIESC, ao destacar o legado para o desenvolvimento regional como grande empreendedor e de visão inovadora do integrante da família que fundou a cidade de Fraiburgo, no Meio Oeste de Santa Catarina.

Clique aqui para ler o perfil de Willy Egon Frey publicado pela Revista Indústria & Competitividade - edição número 5´, novembro de 2014, página 48.

Willy Egon Frey apostou no cultivo de maçã quando a fruta era considerada inadequada para as condições climáticas do País. Defendeu a viabilidade econômica do reflorestamento numa época em que a cultura predominante era a extrativista. Ao se dar conta de que um povoado crescia em torno dos negócios da família, preocupou-se em criar diretrizes de desenvolvimento urbano, origem da organização vista hoje em Fraiburgo (“burgo dos Frey”).

Willy aliou desde cedo seu lado visionário a uma grande capacidade de realização, impulsionada pela habilidade para conquistar apoio e pela credibilidade que foi associando à própria imagem. Um exemplo foi o período como prefeito de Fraiburgo, entre 1973 e 1977. Considerando-se já bem remunerado pelos negócios, ele fez questão de doar o salário a instituições assistenciais e criou incentivos para jovens com desempenho escolar destacado.

Willy nasceu em 1926 na cidade paranaense de Castro e mudou-se para Santa Catarina ainda criança, chegando inicialmente em Perdizes, atual cidade de Videira. Ali, seu pai, o imigrante alemão René, abriu um açougue. Na adolescência, para ajudar nas contas de casa, Willy trabalhou como aprendiz de marceneiro. Mas os negócios da família prosperaram – o açougue adquiriu um frigorífico e se transformou numa fábrica de embutidos – e Willy pôde ser enviado para estudar no Internato Paranaense, mantido em Curitiba pelos Irmãos Maristas. Ali ficaria por três anos, seguidos por mais um ano no Colégio Mackenzie, em São Paulo.

Em 1963, aos 36 anos, Willy casou-se com Maria Thereza, uma professora mineira que conhecera no Rio, com quem teve quatro filhos. Quatro anos depois, vislumbrando um novo negócio, o reflorestamento, ele teve todo o apoio da esposa para voltar a Fraiburgo.

Criou uma nova empresa, a Reflor, e aproveitou incentivos do Governo Federal para o plantio de pinus americano, espécie que ainda era pouco conhecida no país. Teve dificuldade para convencer até mesmo o pai e o tio, que se mostravam reticentes diante de um investimento com prazo de retorno tão longo – 15 anos, no mínimo.

Willy integrava a primeira geração nascida no Brasil da família Frey, que residia na região francesa da Alsácia, historicamente disputada com a Alemanha. Após a 1ª Guerra Mundial, em 1919, que devastou principalmente a Europa Central, Carlos Guilherme Frey emigrou para o Brasil com os quatro filhos, René, Arnoldo, Joana e Agnes. Depois de passar pela Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a família se estabeleceu no Paraná, onde os irmãos Renné e Arnoldo casaram-se, respectivamente, com Maria e Lydia Damaski.

A causa da morte não foi divulgada.

Com informações de Ângela Cardoso e da Revista Indústria & Competitividade.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC