Indústria de SC investe R$2,5 bilhões com Prodec, Pró-Emprego e TTD 489

Vinte e cinco empresas assinam contratos com o governo do Estado para novos investimentos e geração de 6,3 mil novas vagas de trabalho

Florianópolis, 19.06.24 - O governo de Santa Catarina assinou na última terça-feira, 18, contratos com 25 empresas catarinenses e a inclusão de 26 novos projetos em programas que garantem incentivos ao setor produtivo. Os investimentos propostos pelas empresas totalizam R$ 2,5 bilhões e vão resultar em 6,3 mil novas oportunidades de trabalho aos catarinenses.

São 21 projetos contemplados no programa Pró-Emprego, um no Prodec e quatro beneficiados com o chamado Tratamento Tributário Diferenciado 489 (TTD 489). As projeções do governo estadual indicam que as empresas incentivadas devem ter um incremento somado de R$ 4,5 bilhões em faturamento até 2028, o que voltará aos cofres públicos por meio da arrecadação.

Somente com o Pró-Emprego, a projeção é de que sejam investidos R$ 2,2 bilhões até 2026, gerando R$ 226,3 milhões de ICMS entre 2025 e 2027. Já com o TTD 489, a estimativa é de investimentos de R$ 253,2 milhões até 2026, com expectativa de geração de R$ 15,1 milhões em ICMS.

Os incentivos estaduais concedidos vão da postergação de ICMS (Prodec) à desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços (Pró-Emprego). Já o TTD 489 diz respeito à autorização de limites adicionais para transferência de créditos, sendo condicionado a investimentos em projetos de expansão de atividades ou à criação de novos negócios.

Empresas dos mais variados segmentos econômicos e de todas as regiões do Estado foram contempladas nos contratos assinados nesta terça-feira. As propostas aprovadas preveem a instalação e/ou expansão de unidades em Santa Catarina, ampliação e modernização de complexos fabris, além da compra de insumos e maquinário voltados ao aumento da produtividade industrial.

Confira as empresas incentivadas:

Prodec

Sampaio Distribuidora de Aço Ltda.
Período do Investimento: até 2024
Investimentos: R$ 21,2 milhões
ICMS postergado: R$ 13,6 milhões
Faturamento acrescido: R$ 537,4 milhões

Pró-Emprego

• Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense
  • Compasi Implementos Rodoviários Ltda.
  • Neoenergia Lagoa dos Patos Transmissão de Energia S/A
  • Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos – Copercampos (Rio do Campo)
  • Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos – Copercampos (Otacílio Costa)
  • Sudati Painéis S/A
  • Zeus do Brasil Ltda.
  • Javali Energética Ltda.
  • Metalúrgica Spillere Ltda.
  • Central Geradora Hidrelétrica de Carli Ltda.
  • Agric Adubos e Gestão de Resíduos Industriais e Comerciais S/A
  • Central Geradora Hidrelétrica Monte Carvalho Ltda.
  • Fundipress Indústria Metalúrgica Ltda.
  • Campo Belo Energética S/A
  • Cooperativa Pioneira de Eletrificação – Coopera
  • Cooperativa de Prestação de Serviços Públicos de Distribuição de Energia Elétrica Senador Esteves Júnior – Cerej
  • Madeireira Seleme Ltda.
  • Adami S/A Madeiras
  • Sumidouro Geração de Energia Ltda.
  • Döhler S/A
  • Cooperativa de Eletricidade de Grão-Pará – Cergapa

TTD 489

• ArcelorMittal
  • Brasnile Industrial Ltda.
  • Cooperativa Agropecuária Sul
  • Máxima Indústria de Móveis Ltda.

Com informações da Secom

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC