Para acelerar tendência de reversão, FIESC defende investimentos em infraestrutura, políticas de estímulo à reindustrialização e ao fortalecimento da indústria local, além da atração de capital e desenvolvimento de um pacto social e institucional

Florianópolis, 28.07.2020 – A indústria catarinense mais uma vez está entre as líderes da retomada de empregos. Conforme o Novo Caged, levantamento de empregos feito pelo Ministério da Economia e divulgado nesta terça-feira, dia 28, em junho, a indústria geral e de construção civil foram responsáveis pela abertura de 2.222 postos de trabalho em Santa Catarina. Este foi o sexto maior saldo de empregos na indústria no país naquele mês.

O principal destaque positivo se mantém sobre o setor de produtos alimentícios, com abertura de 1.907 vagas. O setor de equipamentos elétricos gerou 493 novos postos de trabalho, enquanto a construção civil foi responsável pela abertura de 462 novos empregos. Entretanto, o setor têxtil e de confecção continua apresentando maior dificuldade, uma vez que registrou o fechamento de 1.318 postos de trabalho.

“Esses dados do Caged mostram uma tendência de retomada, percepção vista também em outros indicadores, como o de confiança do empresário industrial. A indústria catarinense sempre demonstrou resiliência em momentos de dificuldade, com uma forte capacidade de ação de seus empreendedores, pelo seu perfil inovador e pela diversidade do parque fabril”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Para acelerar a tendência de reversão, é necessário realizar investimentos em infraestrutura, políticas de estímulo à reindustrialização e ao fortalecimento da indústria local, além da atração de capital e desenvolvimento de um pacto social e institucional”, completa, referindo-se a algumas das diretrizes propostas pelo programa Travessia, da FIESC, uma proposta para a reinvenção da economia catarinense, no pós-pandemia. 
 

Caged


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina