Florianópolis, 28.11.24 - A indústria de Santa Catarina registrou 1.320 novos empregos em outubro, elevando o saldo positivo de vagas acumulado no ano para 59.494, segundo informações do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. “O mercado de trabalho catarinense continua sendo impulsionado por setores ligados ao consumo das famílias. Por outro lado, o desempenho das exportações catarinenses tem favorecido a criação de postos de trabalho em segmentos industriais específicos”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.
De acordo com análise do Observatório FIESC, entre os setores industriais que mais se destacaram na criação de oportunidades está a construção civil, com saldo de empregos formais em outubro de 413 vagas. No ano, o setor criou 13.691 postos de trabalho formais. A contratação de profissionais em serviços especializados para a construção - como instalações elétricas e hidráulicas - puxou o desempenho e respondeu por 352 vagas, o equivalente a 85,2% do total da construção.
Na segunda posição, o ramo de equipamentos elétricos se destacou, com a criação de 396 empregos no mês, incentivada pela fabricação de eletrodomésticos. Essa dinâmica reflete a expansão do consumo das famílias, que tem aquecido a demanda por produtos da linha branca.
O nível de consumo também impactou o setor de máquinas e equipamentos, com geração de 277 empregos formais em outubro. “Esse efeito é explicado pelos encadeamentos produtivos, já que o maior consumo das famílias impulsionou setores voltados a bens de consumo final, como a indústria alimentícia e a fabricação de embalagens. Isso, por sua vez, ampliou a necessidade de manutenção de maquinários industriais nessas atividades, gerando a maior parte das vagas no setor”, explica o economista do Observatório FIESC, Bruno Haeming.
Setor automotivo
A indústria automotiva também teve bom resultado, com a abertura de 143 novas vagas de emprego formais em outubro, com as atividades ligadas à fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias em destaque. A produção de peças e acessórios para veículos vem atendendo à crescente demanda do mercado nacional, impulsionado pelo aquecimento nas vendas de automóveis em 2024. Além disso, o setor integra em sua cadeia produtiva componentes de motores exportados por Santa Catarina, fortalecendo sua posição tanto no mercado interno quanto no comércio exterior.
Outros setores
Segundo o Caged, o setor de serviços lidera as contratações no mês, com 4,7 mil vagas, e também no acumulado do ano, com 64.382 oportunidades de trabalho criadas. O comércio teve saldo positivo de 3,5 mil empregos no mês passado, o que leva a um saldo positivo acumulado de cerca de 16 mil postos em Santa Catarina. No total, foram gerados em outubro 10,1 mil novos postos formais no estado, elevando o saldo acumulado do ano para 140 mil empregos.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.