Indústria de SC cresce 6,5% no ano, até julho

Setor de bens de capital puxa crescimento, na esteira de acesso ao crédito e aumento da demanda internacional

Confira o áudio com a análise do Observatório FIESC.

Florianópolis, 17.09.2024 - A produção industrial catarinense cresceu 6,5% no acumulado dos sete primeiros meses do ano, desempenho acima da média nacional no período, que foi de 3,2%. O resultado reflete o crescimento da indústria de bens de capital, que inclui ramos como a fabricação de máquinas e equipamentos e equipamentos elétricos, por exemplo, e que apresentou incremento de 11,6% no ano até julho, segundo dados do IBGE.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, afirma que esses setores têm se beneficiado das condições de acesso a crédito menos restritivas que marcaram o primeiro semestre, além da demanda internacional por esses bens permanecer aquecida. “A queda do custo de financiamento para a aquisição de bens de capital, assim como um volume de crédito maior direcionado à renovação de máquinas e equipamentos para o setor industrial explicam o bom desempenho”, ressalta.

Análise do Observatório FIESC aponta que a produção de bens de capital reflete o bom momento do setor de máquinas e equipamentos, que cresceu 26,6% em julho, comparado ao mesmo mês de 2023. Outro destaque foi o setor de equipamentos elétricos, com alta de 17,5%, próximo à média nacional de 18%.

Para Matheus Pimentel, economista do Observatório FIESC, esse cenário foi possível devido à redução das taxas de juros para operações de crédito para pessoas jurídicas, que desde a segunda metade de 2023 acumulam queda de cerca de 6 pontos percentuais. “Esse movimento permitiu que os setores mais intensivos em capital, que demandam prazos mais longos de financiamento, aproveitassem o ciclo de queda das taxas de juros”, explica.

Outro setor beneficiado pela atual conjuntura econômica é a produção de bens de consumo, que teve um crescimento de 5,1% no acumulado de 2024. O resultado reflete um mercado de trabalho forte, com renda familiar sustentada e inflação controlada, permitindo que as famílias aumentem o consumo. “Esse cenário é evidenciado pelo crescimento de 12,4% na indústria têxtil e de 25,5% no setor de confecção de vestuário em julho, em comparação com o ano anterior”, destaca Pimentel.

O desempenho da fabricação de produtos de madeira, que registrou um crescimento de 5,7% no acumulado do ano, também contribuiu para os números positivos da produção industrial no estado. “Isso coloca Santa Catarina como o segundo melhor desempenho do Brasil neste segmento, impulsionado pela crescente demanda externa, especialmente dos Estados Unidos”, pontua.

Na comparação com o mês de julho de 2023, a indústria de Santa Catarina cresceu 11,8%, enquanto a produção industrial brasileira registrou aumento de 6,1% no período.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.