Indústria de SC amplia troca de experiências com Rondônia

FIESC recebe comitiva da FIERO em reunião para apresentar os trabalhos realizados pela instituição em Santa Catarina

Florianópolis, 03.08.2016 – A FIESC recebe nesta quarta e quinta-feiras (03 e 04) uma comitiva com executivos e diretores da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO). O objetivo é a troca de experiências entre as entidades visando ao fortalecimento do setor. O presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Marcelo Thomé, destaca a importância dessa aproximação. “Quanto mais as Federações trabalharem integradas, buscando soluções únicas e trocando experiências, mais fortaleceremos o Sistema Indústria. Queremos levar para Rondônia as iniciativas desenvolvidas aqui e assim alavancar a indústria e o desenvolvimento econômico de nosso Estado”, afirmou Thomé.

“Nós somos indústria, existimos para atender a indústria. É um grande esforço de aproximação com o setor para entendermos bem o que os industriais e os trabalhadores querem e precisam”, destacou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, esclarecendo a forma de atuação da entidade no Estado catarinense.

Executivos das entidades que integram a FIESC apresentaram os trabalhos desenvolvidos em Santa Catarina, entre eles o Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense (PDIC), Agência Investe SC e iniciativas que visam ao fortalecimento dos sindicatos. O Observatório da Indústria Catarinense, que monitora todos os fatores que impactam a indústria, teve suas atividades expostas à comitiva. Também foi apresentado o aplicativo FIESC, ferramenta que está disponível nas plataformas Android e Apple e fornece informações sobre tendências, indicadores e legislação, entre outros temas.

Ainda foram abordadas as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação, dentre elas o Dia Estadual da Família na Escola, o seminário Diálogos sobre Gestão da Educação, projeto Eu Voluntário e as parcerias firmadas com instituições como o BID e o Google – que desenvolve o programa Google for Education. Em parceria com a FIESC, a Federação de Rondônia lançou no mês de maio o Movimento Rondônia pela Educação. A iniciativa é inspirada no resultado obtido em Santa Catarina. “Estamos tendo uma resposta excepcional da sociedade de Rondônia. O Movimento Rondônia pela Educação já conta com a adesão de 60 entidades públicas, além do Governo do Estado, Secretaria de Educação, Secretarias Municipais, entre outras”, disse Thomé.

O SESI relatou as ações que promovem saúde e qualidade de vida para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, destacando os Espaços de Saúde, unidades que antes atendiam como clínicas assistenciais e agora passam a oferecer atendimento integrado, com instalações que estimulam e apresentam oportunidades práticas para adotar hábitos saudáveis. O novo modelo, que inicialmente atende em Criciúma, será replicado em outras regiões do Estado. Também apresentou as ações de educação básica. O SENAI destacou sua atuação na área educacional e em tecnologia e inovação. A entidade apresentou seus Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação, com dez unidades espalhadas pelo Estado. Também foram relatados os grandes números da entidade, como matrículas, unidades fixas e móveis.

O IEL mostrou suas ações de estágio e desenvolvimento de carreira, capacitação empresarial, consultorias e gestão empresarial. Mostrou ainda o Programa Novos Caminhos, iniciativa que beneficia jovens que vivem em abrigos do Estado com formações oferecidas pelo SESI, SENAI e IEL. As ações desenvolvidas nas áreas Jurídica, Assessoria de Desenvolvimento Associativo, Serviços Corporativos e Marketing da FIESC e suas entidades também foram apresentados.

Nesta quinta-feira (04), a comitiva visitará o SEBRAE, o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 8421-4224