Indústria de Joinville conhece estratégias de acesso ao mercado dos Estados Unidos

Workshop sobre o tema foi realizado no Espaço FaberUp FIESC, no Ágora Tech Park

Joinville, 8.12.2022 - Workshop realizado em Joinville nesta quinta-feira (8) apresentou à indústria estratégias de acesso ao mercado dos Estados Unidos. Na abertura, Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, lembrou que a internacionalização é um dos quatro eixos de atuação da entidade. “Dentro do programa de internacionalização, iniciado em 2018, temos uma plataforma digital, avaliação de maturidade para a indústria e para empresas de serviço, um plano de ação customizado para quem exporta. Uma série de ações que compõem um leque de atividades voltadas para contribuir com as pequenas, médias e grandes empresas”, destacou.

Ela disse que uma das metas da FIESC é abrir o maior número de países fornecedores de insumos, componentes, matéria-prima, produtos acabados para o mercado americano, tentando descentralizar o mercado asiático. A parceria com a IXL não se limita ao mercado americano.  Maria Teresa citou a missão prospectiva comercial à Índia, que será realizada no segundo semestre de 2023. E outra missão que será realizada em março para a Coreia do Sul e Singapura, para conhecer o mercado dos dois países.

A equipe da IXL, liderada por Manuel Mendes, apresentou a empresa e explicou a prática de inovação junto com a internacionalização. “Hoje temos uma grande taxa de sucesso nos casos de internacionalização. Trabalhamos com mais de 500 clientes em diversos países. Conseguimos adaptar o negócio do cliente para o mercado de destino” ressaltou. Mendes disse que o foco da IXL não é um único mercado. “Primeiro entendemos qual o melhor mercado para o produto do cliente. Pode ser América Latina, Ásia ou América do Norte. Essa parceria que nós já temos com a FIESC é um passo além do que a FIESC já faz, que é conectar o cliente com a ponta final, que é o comprador,” destacou.

Após as apresentações, as equipes da FIESC e do IXL Center prestaram atendimento às empresas presentes ao workshop interessadas no mercado americano.

Com informações da assessoria de imprensa regional