Tema foi abordado nesta quarta (29) em reunião virtual da Câmara da Indústria de Alimentos e Bebidas da FIESC 


Florianópolis, 29.6.2022 - Indústrias do setor de alimentos e bebidas conheceram nesta quinta-feira (29), durante reunião virtual promovida pela Federação das Indústrias (FIESC), as tendências globais para o setor. Destacam-se alimentos ‘plant-based’, de origem vegetal, que registraram em todo o mundo aumento de 70% no consumo, segundo levantamento da Euromonitor; as foodtechs, com a aplicação da tecnologia 4.0 e investimentos que chegam a U$S 1 bilhão de dólares (entre 2010 a 2021); e embalagens mais seguras e sustentáveis.

A gestão de riscos, como ataques cibernéticos, mudanças climáticas e retenção de talentos, também aparece entre as tendências, assim como alimentos que vão “além de matar a fome”, como  nutrição especializada, focada em elevar a imunidade e a sensação de bem-estar, além de promover experiências sensoriais. 

A FIESC atualizou os membros da câmara sobre o andamento do projeto de lei do Código Sanitário de SC (PL 253/2018). Com relatoria da deputada Luciane Carminati, o projeto passa por aprimoramento da redação com o auxílio de um grupo de trabalho composto por entidades como a FIESC, a Facisc e a FCDL. Entre as revisões estão os valores de multa em caso de sanções sanitárias, parcelamento das multas e a fiscalização restrita ao Ministério do Trabalho. 

O panorama da economia no país e em Santa Catarina também foi abordado durante a reunião, com destaque para a recuperação do consumo das famílias. O estado tem um cenário mais favorável, se comparado ao país. 

A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país, representando 10,6% do PIB brasileiro e gerando 1,72 milhão de empregos formais e diretos. No estado, é o principal exportador, o segundo em números de empregos e quarto em empresas.   


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina