Florianópolis, 24.10.2024 - Pequenas mudanças em embalagens, adaptação no formato de produtos tradicionais e uma comunicação focada em emocionar o cliente são estratégias que as padarias e indústrias do segmento podem implementar para elevar as vendas de produtos natalinos, com foco nas festas de fim de ano.
Em reunião na Câmara da Indústria da Panificação e Confeitaria realizada nesta quinta-feira (24), a diretora da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e especialista em marketing para o setor, Rita Gonçalves, trouxe soluções para incrementar o produto, o ponto de venda e a comunicação, focadas no período natalino.
Segundo ela, produtos tradicionais da padaria, como biscoitos, bolos, brownies podem se transformar em produtos de Natal com pequenas mudanças no formato. Um brownie que era quadrado, pode virar triangular para representar uma árvore de Natal. Combinada com uma decoração festiva, vira uma opção de presente.
“Um bolo pode receber uma decoração de guirlanda, os biscoitos podem receber também formatos e cores que remetam às festas de fim de ano, aumentando a oferta de produtos temáticos”, sugeriu a especialista.
Já os produtos sazonais, como panetones, podem ganhar embalagens presenteáveis, novos recheios, e até serem combinados com outros produtos para agregar valor.
Em relação ao ponto de venda, Rita lembrou que a ativação de todos os cinco sentidos contribui para a experiência de compra. Por isso, as padarias podem investir na decoração do ponto de venda, fazer degustações de produtos natalinos e até apostar em uma playlist especial para o ponto de venda com músicas temáticas. A mesma playlist poderia, segundo ela, ficar disponível para os clientes, por meio de etiquetas com QRCode nos produtos, por exemplo.
A comunicação das mídias sociais nesse período também precisa sofrer modificações, de acordo com Rita. O objetivo é emocionar e encantar. O momento pede evocar sentimentos como família, união, compartilhamento… Investir em fotos mais produzidas, criando uma ambientação para o produto e, sempre que possível, humanizar a comunicação.
Outra dica é atualizar horários de atendimento no período de fim de ano, tanto nos perfis nas redes sociais quanto no Google. “O perfil da empresa no buscador também pode sofrer adaptações nesse período, incluindo fotos do ponto de venda decorado e dos produtos temáticos. Promoções para antecipar encomendas para o período também podem ser implementadas”, explicou.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
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