Indústria cria comitês exclusivos para promover a inclusão no setor

Estratégia visa reunir equipe multidisciplinar para definir ações que ampliem o acesso e a retenção de pessoas com deficiência; conheça as experiências da GM, Grupo Jorge Zanatta, Intelbras e Aurora Coop

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 18.4.2024 - Comitês exclusivos que têm como missão promover a inclusão de pessoas com deficiência têm sido a estratégia da indústria para ampliar o acesso desse público ao mercado de trabalho. São equipes multidisciplinares que definem ações e atuam para reter estes talentos na indústria, que tem metas ambiciosas em relação ao tema. As experiências foram relatadas pelas empresas durante o evento Inclu_Tech, realizado pela Federação das Indústrias (FIESC) nesta quinta-feira, dia 18.

:: Assista o evento no YouTube da FIESC.

Na General Motors (GM), por exemplo, o objetivo é ser a empresa mais inclusiva do mundo, segundo o gerente sênior da fábrica de Joinville, Julio Affeldt. “A inclusão é uma responsabilidade que importa para todos. Todos nós precisamos ser inclusivos”, afirmou. Entre as soluções para os colaboradores, está a oferta de treinamento em Libras e projetos revisionais de acessibilidade para assegurar que, até 2025, todas as plantas industriais da América do Sul estejam acessíveis às pessoas com deficiência. “Nossos colaboradores cegos, por exemplo, circulam na fábrica de forma independente graças ao piso tátil instalado para guiá-los”, cita como exemplo.

No Grupo Jorge Zanatta, dono da Canguru Embalagens e da Imbralit, a busca por ampliar a inclusão contou com o apoio da FIESC. “Montamos um comitê de inclusão e elaboramos um plano de ação com a participação de diversos colaboradores da empresa. Entendemos que as nossas ações precisavam ser em conjunto, com propósito e empatia”, contou Sílvia Sá, que atua na empresa. “Houve um desejo genuíno de promover a inclusão. Cumprir a legislação foi uma consequência, mas o que realmente alcançamos foi a sensibilização das pessoas, ampliando a interação entre todos os colaboradores”, completou.

A Intelbras promove a inclusão em sua fábrica estendendo seu programa, inclusive, à aprendizagem industrial, contou Dione de Quadros Teodoro, diretora de RH da empresa. “Também temos um intenso trabalho com os líderes, por meio do nosso comitê, apoiando e facilitando esse processo com eventos e capacitações sobre o tema”. Segundo Dione, 189 pessoas com deficiência integram o quadro e há intérpretes de Libras em tempo integral. Entre os desafios, a executiva revela o desejo de ampliar a presença de pessoas com deficiência nas áreas administrativa e técnica e planejar carreira.

Inclusão, adaptação e permanência são os desafios da Aurora Coop. Seu comitê atua na busca de melhorias arquitetônicas e para ampliar o envolvimento com a comunidade, como relatou Sonara Ramos, coordenadora de Programas Sociais da empresa. São mais de 1,7 mil pessoas com deficiência incluídas nos postos de trabalho da cooperativa, que são constantemente qualificadas, especialmente, visando a autonomia. Uma equipe multidisciplinar acompanha as formações.

O painel com as indústrias foi mediado pelo gerente de responsabilidade social da FIESC, Sandro Volpato.

Portal da Inclusão

Pessoas com deficiência ou reabilitadas que estejam em busca de trabalho podem procurar vagas no Portal de Inclusão, da FIESC, um espaço gratuito que busca criar oportunidades e desenvolvimento para este público. A plataforma reúne centenas de vagas da indústria, comércio, serviços e outros setores da economia.

As oportunidades podem ser procuradas por áreas, como administração, comercial, educação, equipamentos, logística, manutenção, operação, produção, saúde, serviços gerais e vendas. Há busca por região e cidade.

Para facilitar a leitura, o site tem navegação acessível, com recursos como ampliação de fontes, inversão de cores, lupa, cursor ampliado e leitura em foco, que cria uma área visível a partir do cursor.

O portal também disponibiliza documento com orientações práticas de convivência com pessoas com deficiência e conteúdo legal, como a Lei Brasileira de Inclusão. Em 2023, o portal fechou o ano com 1.039 cadastros ativos de pessoas com deficiência e 191 empresas.

O encontro também reuniu representantes da Justiça e órgãos de controle, como o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região.

Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC