Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Indústria conhece Programa Penso, Logo Destino

Iniciativa do IMA, que tem o objetivo de conscientizar e envolver a população para descartar corretamente os resíduos sólidos, foi apresentada na reunião do Comitê de Logística Reversa da FIESC

Florianópolis, 3.3.2020 – Representantes de indústrias catarinenses conheceram detalhes do Programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente (IMA). A iniciativa foi apresentada por técnicos da entidade ambiental em reunião do Comitê Estratégico para Logística Reversa da FIESC, nesta terça-feira (3), em Florianópolis. O programa, lançado em dezembro de 2019, tem o objetivo de conscientizar a população para o descarte correto dos resíduos sólidos.

Conforme informações do IMA, o projeto tem o objetivo de chegar a todos os municípios catarinenses, mas vai se iniciar no primeiro semestre de 2020 por Águas Mornas e Angelina, municípios com até 20 mil habitantes. No semestre seguinte, em julho de 2020, devem receber a iniciativa as cidades de Anitápolis, Antônio Carlos, Canelinha, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara. A partir de 2021, a intenção é levar o projeto para todo o estado de Santa Catarina.

A primeira fase do programa consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia. Além de mobilizar os consumidores, comerciantes e fabricantes por meio da logística reversa, o projeto pretende ter o apoio também das crianças e adolescentes. Por isso, serão realizadas ações de conscientização nas escolas para que os estudantes sejam aliados e auxiliem os pais e a comunidade na destinação correta dos resíduos.

Ainda no encontro foi realizada apresentação do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável sobre logística reversa do setor de baterias chumbo-ácido.

Com informações do IMA

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn