Indústria catarinense tem o segundo maior saldo de vagas do país em janeiro

Análise do Observatório FIESC mostra que a indústria foi a principal responsável por esse resultado, com a abertura de 13 mil vagas formais de trabalho no primeiro mês do ano

Florianópolis, 10.03.2023 - O setor têxtil, de confecção, couro e calçados liderou a geração de empregos formais no estado no mês de janeiro. Conforme análise do Observatório FIESC, Santa Catarina abriu 15,7 mil vagas formais de trabalho. A indústria foi a principal responsável por esse resultado, com saldo de 13 mil vagas, seguida pelos setores de serviços e agropecuária, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados colocam o estado na segunda posição com maior número de empregos registrados entre as unidades da federação.

:: Acesse o boletim na íntegra.

“O resultado no mercado de trabalho formal no início de 2023 reflete a melhoria de outros indicadores divulgados anteriormente na economia catarinense, como a intenção de investir do industrial catarinense e a utilização da capacidade instalada, que cresceram acima da média nacional neste ano”, destaca o presidente FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Na indústria, o setor têxtil, de confecção, couro e calçados liderou a geração de empregos formais em janeiro, com 3,9 mil vínculos. O destaque foi o segmento de confecção de peças do vestuário. A construção alcançou o segundo maior saldo, com abertura de 3,6 mil vagas, principalmente na construção de edifícios. “A expansão de vagas industriais no início do ano representa uma recuperação parcial das perdas ocorridas nos últimos meses, principalmente nos setores que mais empregam na economia catarinense”, destaca a economista do Observatório FIESC, Camila Morais.

A indústria alimentícia manteve os bons resultados em janeiro e gerou 1,2 mil novos postos de trabalho. O segmento segue impulsionado pelas vendas no mercado interno, em especial a produção de laticínios, como também para o mercado externo, onde prevalece a abertura de vagas formais nas atividades de frigoríficos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC