Indumak completa 60 anos

Empresa de Jaraguá do Sul completou aniversário nesta terça-feira, dia 25 de abril

Em 2023, a Indumak completa 60 anos de uma história repleta de conquistas e inovações que crescem mais a cada ano. São seis décadas ajudando empresas de todo o mundo a embalar e proteger produtos com segurança e máxima eficiência. A confiança conquistada pela Indumak no mercado, unida pela inovação e evolução constante, move mais de 6.500 clientes no Brasil e no mundo, número que está em constante crescimento com o objetivo de ir sempre além. A empresa está presente na vida de milhares de pessoas em momentos que elas nem podem imaginar.

Com os seus produtos, a Indumak faz parte de momentos comuns da rotina: na proteção para os alimentos, na segurança com o manuseio de unitários, no zelo com a ração dos pets, na atenção com a higiene e muito mais, embalando produtos, sonhos e ajudando a transformar negócios e realizar pessoas.

Hoje, a Indumak é líder no mercado brasileiro de empacotamento vertical, consolidada como uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias integradas em processos de empacotamento, ensacamento, agrupamento e movimentação de produtos.

Na Indumak, valores como tradição e inovação andam juntos. O modelo de gestão da empresa foi modernizado, o parque fabril ampliado e o processo de fabricação incorporado às novas tecnologias, para garantir eficiência e qualidade onde a marca estiver presente.

Atualmente, a marca embala negócios em 50 países, com mais de 6500 clientes atendidos no Brasil e no mundo. Uma completa rede de assistência técnica garante todo o apoio para qualquer necessidade, independentemente de onde o cliente estiver.

A Indumak inovando mais uma vez na prestação de serviços, montou uma estrutura de representação comercial e assistência técnica em todos os estados brasileiros e em todos os países da América Latina. Isso nos proporcionou uma conquista de mercado, em que hoje 60% dos grãos empacotados são com os nossos equipamentos”, diz Célio Bayer, conselheiro administrativo da Indumak.

Como tudo começou?

Em 25 de abril de 1963, Rudolfo Kreis e Fritz Pfeiffer abriram pela primeira vez as portas de uma oficina de torno. Foi lá que tudo começou, em um galpão de madeira alugado, onde além de serviços de tornearia, pequenas máquinas começaram a ser produzidas sob encomenda.

A Indumak desde o início sempre foi uma empresa preocupada com a inovação de seus produtos e serviços. Começou atuando como prestadora de serviços na linha de usinagem. O olhar visionário dos empreendedores não demorou muito para identificar a demanda no setor de empacotamento semi-automático e apostar no novo mercado.

O negócio iniciou com atividades de fabricação de máquinas na linha de empacotamento semi-automático. Foi assim até meados dos anos 70, quando ao completar dez anos de existência, a indústria já lançava equipamentos de automação para empacotar produtos granulados em embalagens de cinco quilos e se tornava pioneira neste segmento. Nesta época, a empresa também se mudou para a sede própria, no bairro Ilha da Figueira.

“A Indumak projetou e montou a primeira máquina de empacotamento automático para grãos em cinco quilos. Foi inédito no Brasil, fomos, portanto, os pioneiros neste segmento. E desde então continuamos no processo de equipamentos para automação de processos industriais na área de empacotamento”, explica Bayer.

Mais tarde, com o passar do tempo, o negócio evoluiu conforme a necessidade do cliente, que era o processo de enfardamento. Atualmente, a Indumak possui a mais bem conceituada enfardadeira do mercado, com flexibilidade e alto desempenho que traz maior eficiência produtiva.

Com informações da Indumak