Índice de confiança do industrial catarinense tem segundo mês de alta

Pesquisa da FIESC mostra que, apesar da melhora, indicador continua apontando pessimismo com o cenário econômico

Florianópolis, 17.06.2016 – A avaliação do cenário econômico pelos industriais catarinenses teve alta de quatro pontos, atingindo 45,4 pontos em junho. Este é o segundo mês seguido de alta e o maior nível desde de outubro de 2014, mas o indicador segue abaixo da média histórica, de 53,3 pontos, e da linha que indica otimismo, de 50 pontos. Os dados integram pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta sexta-feira (17).

Os empresários da construção civil continuam sinalizando menor confiança na economia, porém, com melhora em relação à pesquisa anterior (39,2 pontos em junho, contra 34 em maio). Os da indústria de transformação estão mais confiantes, com o indicador registrando 46,4 pontos no mês, frente 42,7 no levantamento anterior.

O índice de condições atuais da economia aumentou 4,2 pontos em relação a maio, registrando 36,1 pontos, e o de expectativas cresceu 3,7 pontos, chegando a 49,9. O índice varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 pontos indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o empresário brasileiro tem avaliação semelhante, com 45,7 pontos.

O levantamento foi realizado pela FIESC, em parceria com a CNI, entre os dias 01 e 13 de junho. Participaram 209 indústrias de Santa Catarina, dos segmentos de transformação e construção civil.

Faça o download do Índice de Confiança do Empresário Industrial de SC.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC