Florianópolis, 27.1.2015 – “A implantação do eSocial não é um problema apenas do setor de recursos humanos ou da TI. É uma questão corporativa, que impacta a companhia como um todo”. A afirmação é de Marcos Ricardo, gerente sênior da empresa de consultoria Ernst Young, em palestra sobre o assunto na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta terça-feira (27). Como exemplo, o especialista citou a necessidade de rever contratos com fornecedores que não estejam em situação regular com o novo sistema. A apresentação foi realizada durante reunião da Câmara para Assuntos Tributários e Legislativos da Federação.
Para as empresas que pretendem iniciar a implementação do sistema, Marcos recomenda que elas façam um diagnóstico da conformidade entre as informações produzidas pelos seus diferentes setores e as exigidas pelo eSocial. Um segundo passo seria uma análise de possíveis descumprimentos de legislações setoriais revelados pelas informações.
O eSocial unifica o envio de informação fiscais, previdenciárias e trabalhistas para o governo. Ele foi instituído pelo decreto 8373, em 12 de dezembro, e se tornará obrigatório 12 meses após a aprovação de seu manual, ainda sem data prevista.
“Para as empresas, 2015 será um ano muito complicado em termos jurídicos e tributários. Além do eSocial, teremos um grande esforço para nos adequarmos às exigências do Bloco K”, lembrou o presidente da Câmara, Sérgio Alves, se referindo à norma que obriga e envio de informações sobre insumos e estoques.
Além de Florianópolis, o debate com especialistas será realizado também em Blumenau. O evento está marcado para esta quarta-feira (28) e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pela internet. (http://goo.gl/forms/9uGFXxlNa8).
Serviço:
Reunião da Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da FIESC para debater dificuldades e soluções encontradas pelas empresas no uso do eSocial
Quarta-feira, 28 de janeiro, 14h às 17h
SENAI – Rua São Paulo, 1.147, Itoupava Seca, Blumenau
Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br