‘Homem de ferro’, maior peça em impressora 3D do Brasil, será atração da FIESC na Intermach

Robô fabricado no SENAI em Joinville interagirá com o público; evento contará também com Congresso de Inovação e Tecnologia, para o qual as inscrições estão abertas

Joinville, 07.7.2023 - Considerado a maior peça confeccionada em impressora 3D no Brasil, um robô fabricado no SENAI em Joinville será a principal atração do estande da FIESC no 14ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica. O evento de terça (11) a sexta (14), na Expoville (rua XV de Novembro, 4315). Na programação paralela, será realizado o Congresso de Inovação e Tecnologia (Cintec), organizado pelos Institutos SENAI de Inovação, para o qual as inscrições estão abertas.

O robô, que lembra o personagem do filme Homem de Ferro, interagirá com os visitantes por meio da manipulação lúdica, envolvendo uma lógica utilizada no jogo da velha. O projeto foi concebido com a participação de professores, alunos e pesquisadores da instituição. Os visitantes da Intermach também poderão acompanhar a produção do seu próprio brinde, que será fabricado por uma injetora de plástico do SENAI.

Congresso de Inovação e Tecnologia

A abertura do CINTEC será feita pelo diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, às 19 horas do dia 11. Na sequência, Luís Gonzaga Trabasso, pesquisador-chefe dos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, em Joinville, vai mediar a mesa redonda com Fernando Cestari de Rizzo (Tupy), Valter Luiz Knihs (WEG) e André Teixeira (FIESC e SENAI). O tema do debate será “Meio ambiente, futuro e oportunidades de negócio”.
O congresso técnico é focado em temas como inteligência artificial, robótica aplicada, processamento a laser, transição energética e ESG, com atividades nos quatro dias da feira. Na sexta-feira, 14, a programação estará sob a responsabilidade do UniSENAI, que irá apresentar sua metodologia de ensino e projetos integradores, Ensino DUAL e projetos dos grupos de pesquisa, entre outras atividades.

Tecnologia e interatividade

Entre as atrações tecnológicas e interativas do estande, a FIESC irá mostrar equipamentos utilizados pelas escolas SENAI, como uma planta da indústria 4.0, que representa o processo produtivo do novo contexto industrial em escala reduzida, que os estudantes dos cursos técnicos e de graduação têm acesso em diversas situações de aprendizagem. Os visitantes poderão, de forma interativa, definir as características do produto e acompanhar a sua produção por uma planta automatizada com a presença de um robô colaborativo e dados circulando em nuvem.

Serviço:

13ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica
Cintec – Congresso de Inovação e Tecnologia

Quando: 11 a 14 de julho – das 13 às 20 horas
Local: Auditório na Intermach 2023
Expoville – R. XV de Novembro, 4315 – Joinville – SC

Cintec - clique aqui para programação e inscrições

Com informações da Assessoria de Imprensa da FIESC na região Norte-Nordeste

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC