Governo e Celesc inauguram ampliação da PCH Celso Ramos e primeira Usina Solar

Pequena Central Hidrelétrica (PCH) está situada no Rio Chapecozinho, em Faxinal dos Guedes. A Usina Solar Celso Ramos, classificada como microgeração, injetará energia na rede de distribuição da companhia, energia que se transformará em créditos para a Celesc Geração.

Em meio à pior crise hídrica registrada no país nos últimos 91 anos, com escassez de chuvas e reservatórios em níveis baixos, a Celesc - empenhada em expandir o parque gerador hídrico catarinense -, e o Governo do Estado de Santa Catarina, inauguraram, oficialmente, no dia 25 de setembro, a conclusão das obras de ampliação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Celso Ramos, situada no Rio Chapecozinho, em Faxinal dos Guedes.

A usina, em operação desde 1963, inicialmente contava com potência instalada de 5,6 MW, e com a atual ampliação passa a ter 13,9 MW de potência instalada, sendo capaz de atender aproximadamente 50 mil unidades consumidoras residenciais. A companhia trabalhou também no desenvolvimento da sua primeira Usina Solar, a Usina Solar Celso Ramos, uma das fontes alternativas mais promissoras para a obtenção energética.

O governador Carlos Moisés ressaltou a importância dos empreendimentos para a matriz energética do estado e destacou o trabalho da Celesc. “É um dia importante. A primeira usina solar da Celesc vai fazer com que a empresa tenha ainda mais eficiência injetando essa energia na rede e recebendo créditos para se tornar cada dia mais autossuficiente e melhorar ainda mais seu resultado. A companhia vem surpreendendo todos os catarinenses com seus avanços. Com a PCH mais que duplicamos a capacidade instalada. Quando investimos em energia elétrica estamos investindo no futuro, no desenvolvimento econômico do nosso estado", disse.

Com investimentos de R$ 40 milhões, a energia proveniente da ampliação da Celso Ramos vai ser injetada na rede de distribuição, tendo sido já comercializada em Leilão regulado promovido pela ANEEL e CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) em junho/2019, o que proporciona importante segurança ao retorno do investimento.

O presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, destacou que a obra de ampliação da PCH foi realizada em tempo recorde. “Todas as empresas contratadas são de Santa Catarina. Isso gerou emprego e renda e, agora, os benefícios vão continuar. Com o respaldo do governador, trabalhamos focados naquilo que ele sempre nos deu como diretriz, que é levar o bem para a sociedade catarinense”.

O projeto da ampliação consistiu na implantação de um novo circuito adutor, com canal de adução, conduto forçado e construção de nova casa de força, com duas unidades geradoras de 4.150 kW cada. A barragem foi reforçada e a subestação de conexão em 69 kV também foi ampliada. A ampliação da PCH Celso Ramos vem somar 8,3 MW ao parque de usinas da Celesc Geração, que atualmente possui 12 usinas hidrelétricas em operação, passando a contar com 115 MW de potência instalada total.

Para a gerente do Departamento de Engenharia e Projetos da Celesc, Estela Christina Muller, do ponto de vista ambiental, a obra representou pouco impacto, pois se tratou da ampliação da estrutura existente para melhor aproveitamento do recurso hídrico. Para a ampliação da usina, a Celesc abriu processo licitatório em 2019. O contrato foi assinado em 1º de julho de 2019 e a ordem de serviço foi emitida em 15 de julho do mesmo ano. O Consórcio Construtor Celso Ramos, formado pelas empresas catarinenses Hacker Industrial, Automatic e Fraga Construções, ganhou a concorrência para a realização da obra.

Usina solar da Celesc vai diversificar parque gerador

Embora as hidrelétricas sejam a principal fonte geradora de energia no país, outras fontes renováveis, como a fotovoltaica, vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado energético brasileiro e mundial. Em Santa Catarina, as chamadas matrizes renováveis, como eólica e solar, que geram baixo impacto ao meio ambiente, representam quase 5% da capacidade de geração instalada, segundo a Aneel. No país, elas chegam a 11%, conforme dados do ONS. Atualmente, o Brasil tem 83% da sua matriz elétrica oriunda de fontes renováveis. A participação é liderada pela hidrelétrica (63%), seguida pela eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar (1,4%).

Na direção de apresentar novos negócios e diversificar sua matriz energética, além de tornar a Celesc Geração autossuficiente em suas unidades consumidoras, a companhia trabalhou no desenvolvimento da sua primeira usina solar, instalada junto à PCH Celso Ramos, que opera com 28 kWp de potência instalada. A Usina Solar Celso Ramos, classificada como microgeração, injetará energia na rede de distribuição da companhia, energia que se transformará em créditos para a Celesc Geração.

"A Usina Celso Ramos Solar é um projeto-piloto que nos direciona para um segmento que é vetor dedesenvolvimento para a Celesc, ao nos permitir conhecer melhor a tecnologia, a operação e os custos da geração solar", afirma Pablo Cupani Carena, diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Companhia.

Expansão da geração hídrica em SC

A Celesc planeja para os próximos anos a ampliação do seu parque gerador hídrico, por meio do aumento da capacidade de suas principais PCHs. A usina Salto Weissbach, localizada em Blumenau, passará de 6,3 MW para 29,3 MW, enquanto a Usina Caveiras, situada em Lages, passará de 3,8 MW para 8,5 MW. Destaca-se ainda a reativação da Usina Maruim, em São José, com processo licitatório para contratação das obras em andamento, que acrescerá 1 MW de potência instalada. Ao todo, nos três projetos, serão investidos cerca de R$ 250 milhões nas obras de ampliação.

Com informações da assessoria de imprensa da Celesc