Governo autoriza licitação de obras para ampliar capacidade da rodovia SC-401

Projeto apresentado prevê obras em seu trecho mais urbanizado, entre o acesso ao Bairro Cacupé e o João Paulo, com implantação de terceira faixa em ambos os lados e retorno, com passagem elevada, que permitirá o acesso ao Caminho dos Açores

Florianópolis, 26.07.24 - O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, recebeu nesta sexta-feira, 26, o governador do estado Jorginho Mello, que apresentou o projeto executivo para a melhoria da SC-401. Na solenidade, eles assinaram a autorização da abertura da licitação das obras de aumento de capacidade da rodovia.

O projeto, que faz parte do programa Estrada Boa, prevê medidas para ampliar a capacidade da rodovia em seu trecho mais urbanizado, entre o acesso ao Bairro Cacupé e o João Paulo (km 12 ao km 19). “O projeto é uma solução moderna que condiz com a pujança do setor produtivo da região”, comenta Aguiar.

“Esse é um projeto que nós estamos cuidando desde que assumimos. Trafegar na rodovia é um sufoco na época da temporada, é um sufoco no dia a dia, é uma estrada em que passam 80 mil carros dia. Isso é um volume grande que impede crescimento, desenvolvimento, interfere na mobilidade. A intenção é lançar o processo licitatório de forma bem estruturada e iniciar ainda esse ano a construção dessa melhoria. É uma obra bem arrojada, bem moderna, que vai definitivamente dar uma alento para o Norte da Ilha”, afirmou o governador.

Entre as melhorias estão a implantação de terceira faixa em ambos os lados, rua marginal direita com passeio de extensão de 1,66 km e rua marginal esquerda com passeio e ciclovia nas duas direções com extensão de 2,48 km.

Uma das demandas que era muito esperada pela comunidade e que será atendida pelo projeto é um retorno, com passagem elevada, que permitirá o acesso ao Caminho dos Açores, desafogando o trecho que se encontra no km 13. Outro ponto para se destacar é o acesso ao Bairro Cacupé no km 14, onde será implantada uma rotatória que irá proporcionar o movimento mais seguro a todos que acessarem o bairro.

Já no km 16, na interseção ao Bairro Monte Verde e o Floripa Shopping, será efetuada uma alteração no lado esquerdo onde há o acesso ao comércio local e a saída da rua marginal existente. Essa alteração visa melhorar a segurança no local.

Com informações do Governo do Estado.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news