Governo assina Declaração de Utilidade Pública para a implantação do Terminal Gás Sul

Terminal será instalado na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul

Florianópolis, 18.12.2020 -  Durante encontro na FIESC, na sexta-feira, dia 18, o governador Carlos Moisés assinou a Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a implantação do Terminal Gás Sul (TGS), na Baía de Babitonga, em São Francisco do Sul. Com a instalação do empreendimento, haverá o incremento de cerca de 50% na oferta de energia para a região Sul do país. O investimento é aguardado com expectativa pelo setor industrial, que hoje é atendido pelo gasoduto Bolívia-Brasil, que já atingiu o limite de sua capacidade. “O governador assinou um documento extremamente importante para resolver a questão do fornecimento de gás em Santa Catarina. A DPU é essencial para que rapidamente possamos ter instalada uma usina de regaseificação que vai atender toda a demanda da indústria. São investimentos importantes e decisões fundamentais para que o estado consiga prosseguir seu desenvolvimento”, declarou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O governador, por sua vez, disse que a instalação do terminal vai ampliar as condições de produção do estado. “Vai resultar em melhoria da arrecadação tributária, aumentando a competitividade e a garantia de fornecimento. Temos alguns desafios pela frente, como a licença de operação, mas temos certeza de que é o início de uma grande vitória e, quiçá, já no ano de 2022, possamos estar aqui inaugurando essa nova etapa da capacidade de produção de Santa Catarina”, completou.

A Golar Power, empresa responsável pelo TGS, aguarda a Licença Ambiental de Instalação (LAI), última etapa do processo de licenciamento para obter a autorização de construção junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No dia 13 de novembro, a companhia protocolou todos os documentos para a obtenção da LAI junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), e obteve parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado à sua implantação.

O vice-presidente da Golar Power, Celso Silva, disse que o investimento vai permitir suprir a demanda de gás catarinense, mas também vai garantir o suprimento para outras regiões do país. “O projeto é basicamente um terminal aquaviário marítimo, composto por sistemas de atracação de um navio, e o investimento previsto está na ordem de R$ 250 a R$ 300 milhões, incluindo o gasoduto que vai ser interconectado ao gasoduto Bolívia-Brasil ou a qualquer outro cliente que necessite naquela área”, explicou.

O TGS terá capacidade para armazenar Gás Natural Liquefeito (GNL) de diversos supridores, fornecendo até 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A expansão da oferta de gás natural vai beneficiar o desenvolvimento de indústrias como a cerâmica, metalmecânica e de vidro, além de suprir a demanda de termelétricas nas regiões próximas ao empreendimento.