Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Governo apresenta à FIESC o Programa SC Inovadora

Secretário Marcelo Fett explicou detalhes do programa, que tem entre suas iniciativas uma linha de crédito de R$ 100 milhões

Florianópolis, 24.03.2023 - O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, apresentou, nesta sexta, 24, à diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Programa SC Inovadora, que compreende um conjunto de iniciativas voltadas a aumentar a competitividade da economia catarinense. Conforme Fett, a iniciativa também visa fortalecer o setor de tecnologia e inovação, que representa 6% do Produto Interno Bruto do estado.

O programa está alicerçado em sete pilares: financiamento, ambiente legal, qualificação profissional, atração de investimentos, projetos estruturantes, infraestrutura de conectividade e ambientes de inovação. Uma das primeiras iniciativas envolvendo o programa é uma linha de crédito articulada por meio da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), de R$ 100 milhões. “A prioridade dos incentivos econômicos e financeiros é para os projetos que enfrentam os fatores críticos de produção”, disse Fett. O objetivo, segundo o secretário, é aumentar o impacto das ações na produtividade e competitividade das empresas. Ele salientou ainda que o setor produtivo está no centro da estratégia, que é inspirada no modelo de Israel, país com o qual Santa Catarina tem várias similaridades. 

“É um programa ousado, mas factível e muito importante diante da relevância da inovação para o desenvolvimento econômico”, comentou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar,

Educação

Marcos Rosa, diretor de planejamento e políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação, exibiu os principais indicadores catarinenses e informou que a equipe trabalha no planejamento dos próximos quatro anos. “Queremos firmar parcerias para alavancar os indicadores e estabelecer sistema de avaliação baseado em competências. Além disso, vamos melhorar a infraestrutura das nossas unidades e fortalecer o vínculo com a família. A gestão da educação será descentralizada e teremos ainda o programa universidade gratuita”, citou. 

Segundo Rosa, a tendência é focar no ensino por competências. “É o que o mercado busca e a educação precisa de modernizar”, acrescenta. O estado tem mais de 1,2 mil unidades escolares, 520 mil estudantes e 47 mil servidores na Secretaria de Educação.

 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.