Gestores de RH debatem qualificação dos trabalhadores no Vale do Itajaí

Eventos realizados pela FIESC em parceria com a ABRH-SC auxiliaram indústrias a construir planos de desenvolvimento de pessoas

Florianópolis, 16.7.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC) promoveram nesta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16 de julho, o Workshop EducaRH em Brusque e Itajaí, respectivamente. O encontro visa a auxiliar os gestores de RH de empresas do Vale do Itajaí a iniciar a construção de planos de desenvolvimento de pessoas. Mais de 80 profissionais participaram dos eventos.

Para o vice-presidente da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, a iniciativa é importante para o setor. “São eventos como esse que precisamos incentivar, pois é necessário capacitar os profissionais de recursos humanos para que construam bons planos para suas empresas”, afirma.

A metalúrgica Zen apresentou no encontro de Brusque detalhes do programa de desenvolvimento de pessoas que executa na empresa. Vencedora da edição 2014 do Prêmio FIESC A Indústria pela Educação, a companhia é referência na área de investimentos em qualificação dos trabalhadores, desde a década de 80. Hylario Zen, um dos seus fundadores, criou em 1987 o Centro de Treinamento Zen (CTZ), consciente de que colaboradores bem treinados para as suas funções e melhor preparados para as modernizações dos processos de trabalho, fariam a diferença na evolução da empresa. A iniciativa foi um sucesso, e levou a qualificação profissional a fazer parte da política da ZEN de forma organizada e permanente.

Hoje, mais de 80% dos colaboradores possuem, no mínimo, o ensino médio completo. O tempo de treinamento por trabalhador chega a 60 horas/ano, um índice considerado acima da média nacional. Em 2014, foi registrado um aumento de 24% na receita operacional líquida por colaborador, confirmando a relação entre os investimentos em qualificação e aumento de produtividade. A educação tem contribuído ainda para a consciência da importância do comportamento seguro no ambiente laboral. Os gráficos da empresa mostram que, nos últimos sete anos, houve uma redução de 78% no índice de afastamentos por acidentes.

Estes são alguns dos benefícios que podem ser atribuídos diretamente às ações de qualificação da empresa, iniciadas no CTZ, e que depois evoluíram com o desenvolvimento de novos programas. Em 1997 foi implantada a primeira turma de Ensino Médio para colaboradores e familiares. Ainda na década de 90, a empresa instituiu a política de reembolso para custos com cursos de elevação da escolaridade em diferentes níveis, desde o técnico até mestrado. Em 2013, através de parceria com FIESC, SESI e SENAI, foi implantada a primeira turma de Ensino Básico articulado com Ensino Profissionalizante (EBEP), agregando à formação básica o curso profissionalizante do SENAI.

Em Itajaí, o diretor industrial da Azimut, Roberto Paião, falou sobre as iniciativas da empresa para promover a qualificação dos seus trabalhadores. Além de oferecer educação profissional, a companhia dispõe de salas de aula voltadas a educação de jovens e adultos para atender aos colaboradores e seus familiares. “Alcançamos bons resultados como a redução da rotatividade e do absenteísmo; o aumento da qualidade na produção e, com isso, a melhora no tempo de entrega”, contou.

Para o vice-presidente regional da FIESC, Maurício Cesar Pereira, “ o Movimento a Indústria pela Educação vai colocar Santa Catarina a frente de outros Estados, assim como já vem acontecendo. Porém, se for levado em conta outros países, ainda estamos aquém do que gostaríamos. E a qualificação do trabalhador representa para uma indústria mais capacidade para inovar e ser mais competitiva. E para o colaborador significa um passaporte seguro para exercer a sua cidadania”.

Os Workshops EducaRH que ocorreram no Vale do Itajaí integram uma série de encontros que reúnem profissionais de recursos humanos em todas as regiões do Estado. O evento incentiva a criação de planos de desenvolvimento de pessoas como forma de assegurar a qualificação dos trabalhadores para atender as demandas atuais e futuras das empresas. O consultor da New Tech Soluções Integradas e Sustentáveis, Elizeu Calsing, abordou desafios e oportunidades relacionadas à educação e à competitividade no mundo do trabalho.

Ao final, os participantes do workshop iniciaram a construção dos planos de desenvolvimento de pessoas e passaram a integrar uma rede de compartilhamento de boas práticas por meio do grupo público EducaRH, disponível no Facebook.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505