Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.
Florianópolis, 20.9.2016 – Conduzir os negócios em situações adversas é tão desafiante quanto “pousar um avião com teto zero”. A analogia, utilizada pelo especialista Rui Sant’Ana, professor da ESIC Business Marketing School, escola europeia de negócios, mostra que é necessário estar preparado para liderar a partir do profundo conhecimento do seu negócio, mesmo sem conseguir prever o que está por vir. Sant’Ana deu início nesta terça-feira (20) às atividades do Programa Internacional de Educação Executiva, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da FIESC, em Florianópolis. A capacitação reúne 47 executivos catarinenses e debate questões como estratégia, competitividade e inovação.
“A missão do piloto é muito clara: levar o voo até o seu destino. Ele conhece os valores da sua equipe e conta com equipamentos de ponta para isso. É importante que as pessoas da sua empresa saibam para onde ela está indo”, reforçou Sant’Ana. Ele destacou os princípios de um bom negócio, que pressupõem cliente satisfeito e com produtos de qualidade que dependem de melhorias contínuas e inovações. No entanto, as pessoas têm desejos diferentes e o valor do produto é definido a partir da perspectiva e das experiências desse cliente. “A gente define as necessidades pela lógica, mas o que define mesmo é a emoção”, alertou.
O especialista chamou a atenção para os indicadores vitais do negócio. “Muitas vezes medimos coisas que não precisamos e não conhecemos dados que são essenciais para o sucesso do meu negócio”, disse, convidando os participantes a refletir sobre os indicadores que estão sendo acompanhados em suas próprias empresas.
O gerente executivo do IEL, Natalino Uggioni, afirma que o compartilhamento de experiências entre docentes e participantes favorece a renovação das lideranças. “São referências globais e locais que, compartilhadas com esse grupo, possam ser internalizadas nas empresas”, destaca.
A capacitação segue nesta quarta-feira (21) com o professor José Eduardo Nasser, que abordará competências para a gestão estratégica utilizando estudos de caso. Ao final, os participantes construirão um plano de ação para implementar em suas respectivas empresas.
O programa - Oferecida pelo IEL/SC desde 2012, a capacitação já trouxe ao País especialistas da Duke, HEC Paris, Steinbeis University Berlin e Poli Design Consórcio Politécnico de Milão. A partir de parcerias firmadas com escolas de negócio internacionais, o programa reúne temas atuais para renovar o pensamento empresarial e preparar líderes e gestores para o mercado de trabalho.
Saiba mais sobre os professores do curso:
José Eduardo Nasser - Mestre em Ciências Econômicas e Tecnologia da Informação pela UNESP, MBA em Gestão de Negócios e Management Service pelo Disney Institute Orlando/EUA, Especialista em Marketing pela ESPM e Bacharel em Economia pela FAAP. Professor em programas de MBA na FGV, FAE e ESIC. Autor de vários livros e artigos científicos nas áreas de Estratégia Empresarial, Gestão de Produtos e Marcas e Marketing Empresarial.
Ruy Sant’Ana – PhD pela Colorado State University, MBA em Marketing pela FGV, Master of Science pela Colorado State University e Engenheiro Civil pela UFPR. Consultor e palestrante internacional sobre tendências do futuro.
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br