Fundo empresarial da FIESC doa ao estado câmaras para conservação de vacinas

Foi entregue nesta segunda-feira (22) o segundo lote, totalizando até o momento 15 das 30 unidades que serão doadas e que foram adquiridas com recursos do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA/SC); cada equipamento tem capacidade para 1,2 mil litros

Florianópolis, 22.03.2021 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) repassou à Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda (22), dez câmaras de resfriamento, com capacidade de 1,2 mil litros cada, que serão destinadas à conservação de vacinas. Este foi o segundo lote entregue, totalizando até o momento 15 das 30 unidades que serão doadas, conforme termo assinado no dia 8 de fevereiro. Os recursos foram obtidos por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA/SC), mobilizado pela FIESC no início da pandemia.

Conforme o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, sempre nos momentos de adversidade, o empresário catarinense demonstra seu espírito solidário para a comunidade. “E tem sido desta forma, também durante esta pandemia. Entre as inúmeras iniciativas da indústria de Santa Catarina está o Fundo Empresarial, articulado pela FIESC e por meio do qual foi possível a doação de equipamentos e insumos à rede estadual de saúde – incluindo respiradores pulmonares, medicamentos, oxímetros e, neste momento, as câmaras para armazenamento e conservação das vacinas”, destaca.

Além das 30 câmaras de resfriamento, os recursos do Fundo Fera foram utilizados na aquisição de uma dezena respiradores pulmonares artificiais, 5 mil oxímetros, medicamentos usados na intubação, transporte de respiradores consertados no Instituto SENAI de Inovação, em Joinville, e projetos empresariais para o enfrentamento da pandemia. No total, foram arrecadados R$2,5 milhões. Além disso, a FIESC doou, com recursos próprios, mais oito ventiladores artificiais.

As primeiras cinco câmaras de resfriamento, entregues em fevereiro, foram repassadas pela SES às cidades de Blumenau, Xanxerê, Lages, Tubarão e Criciúma.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina