Fundação CERTI confirma presença na 2º SC Expo Defense

Na feira serão apresentados produtos e tecnologias estratégicos ao setor de defesa

Acontece nos dias 19 e 20 de maio a 2º edição da SC Expo Defense - Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa, na Base Aérea de Florianópolis. Importante para a aproximação das forças armadas com a indústria e os centros de inovação, na feira serão apresentadas as novidades para o segmento de defesa. A Fundação CERTI, principal hub de inovação de Santa Catarina, é uma das instituições confirmadas no evento. Entre as tecnologias desenvolvidas para o setor, exibirá no seu estande os projetos IANA, Foz do Chapecó, Estação WEG e a Produza.

O IANA é uma iniciativa inédita no Brasil que busca aumentar a capacidade operacional em missões de busca e salvamento lideradas por profissionais da Aeronáutica e da Marinha. A solução é desenvolvida a partir de visão computacional e recebeu o certificado de desenvolvimento de produto estratégico de defesa. Já o projeto Foz do Chapecó é um sistema baseado em tecnologias de sensoriamento remoto e computação em nuvem para monitoramento e gestão da qualidade da água em reservatórios. A solução foi desenvolvida em parceria com a Foz do Chapecó Energia S.A e a Energética Barra Grande S.A. (BAESA).

A estação WEG consiste em três modelos principais de estações de recarga de veículos elétricos: o modelo Wall, projetado para residências e condomínios; o Parking, desenvolvido para shoppings, estacionamentos e espaços públicos; e o Station, ideal para postos e rodovias. A tecnologia é 100% nacional. Outra iniciativa que será apresentada é a Produza, empresa catarinense de montagem de placas e itens eletrônicos, que possui apoio da Fundação CERTI, e disponibiliza sua linha de produção para testagem e integração de peças, agilizando o processo de desenvolvimento e otimizando as rotinas.

“A Fundação CERTI possui expertise no desenvolvimento de novas tecnologias que podem ser utilizadas para a defesa, setor estratégico no Brasil. Na Expo Defense, mostraremos um pouco do nosso trabalho e como podemos contribuir de maneira assertiva as necessidades do segmento”, comenta Laercio Aniceto Silva, Superintendente de Negócios da CERTI.

A 2º SC Expo Defense é organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pela Base Aérea de Florianópolis, por meio do Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA).

Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Certi.