Florianópolis, 28.05.2024 - A Fumacense Alimentos está ampliando a estação de tratamento de água (ETA) da sua unidade matriz, em Morro da Fumaça, no sul do estado. O recurso hídrico, além de estar presente no abastecimento doméstico, também é utilizado na indústria catarinense ao longo do processo de parboilização e na geração de energia.
Com capacidade de tratar 50m³/h de água, a instalação no parque fabril tem a característica principal de pegar a água do lago próprio da empresa, que é abastecido pela chuva, e tratar o líquido para que fique limpo, puro e isento de microrganismos.
“Ao possuir esta estação, temos benefícios econômicos e ambientais, pois por meio do seu próprio tratamento conseguimos evitar o desperdício da água e, consequentemente, aumentar a geração de energia, além de aplicar no processo de parboilização do arroz”, explica o coordenador da Central Termelétrica da Fumacense Alimentos, Lucas Tezza.
Da mesma forma que a água é tratada para os domicílios, acontece também na indústria. Após passar pelos ciclos que removem as impurezas e regulam o Ph da água, o recurso hídrico está pronto para ser usado no processo de geração de energia para a caldeira, nos sistemas de resfriamento a vapor e na parboilização do arroz.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas