Oferecido pelo UniSENAI, o curso reúne lideranças e especialistas em mobilidade urbana, inovação e sustentabilidade nos dias 25 e 26 de setembro em Curitiba

Florianópolis, 25.09.2025 - Curitiba é o destino da segunda imersão do MBI em Smart Cities, especialização pioneira no Brasil oferecida pelo UniSENAI em parceria com a Câmara de Smart Cities (cidades inteligentes) da FIESC. Nos dias 25 e 26 de setembro, mais de 50 alunos participam de uma programação intensa com painéis temáticos, visitas técnicas e experiências práticas ligadas aos desafios reais da transformação urbana inteligente.

Entre os destaques está o painel “Desafios da Mobilidade Urbana”, mediado por Andrei Kuhnen, gerente de engenharia da Renault América, com a participação de Ana Jayme (IPPUC), Ricardo Mendes (Mobilize Brasil) e Sandro Moreira (I9+). O grupo discutirá temas como sustentabilidade urbana, modais integrados, mobilidade centrada nas pessoas e reciclabilidade no setor automotivo.

O presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC e curador do curso, Jean Vogel, reforça o diferencial da formação que visa desenvolver a indústria. “Indústrias que se estabelecem em territórios inteligentes colhem benefícios diretos na competitividade. O impacto é multiplicador: infraestrutura mais robusta, conectividade ampliada e maior capacidade de atrair e reter talentos para o futuro”

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jean vogel
Jean Vogel: "Indústrias que se estabelecem em territórios inteligentes colhem benefícios diretos na competitividade". 

Fabrízio Pereira, diretor regional do SENAI/SC, lembra que o SENAI tem a missão de antecipar tendências e oferecer formações que respondam às demandas da indústria e da sociedade. "Com o MBI em Smart Cities, estamos criando um ambiente onde líderes podem experimentar, aprender e aplicar soluções que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas”, frisa.

A programação inclui visitas a projetos e instituições de referência, como o Parque Tecnológico da Indústria (FIEP), iCities / Smart City Expo Curitiba, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), IPPUC e Sebrae-PR.

Para Bárbara Pérez, pró-reitora de Pós-Graduação e Extensão do UniSENAI, “as imersões presenciais são momentos transformadores no percurso formativo do MBI, pois aproximam os estudantes dos ambientes reais de inovação”. A estratégia estimula uma visão crítica e prática voltada à resolução dos desafios urbanos, de acordo com Perez.

Ao todo, 60 pessoas participam do MBI que já está em sua segunda imersão. A próxima imersão do grupo ocorre na Pedra Branca, em Palhoça, no dia 5 de dezembro.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

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