Focado nas micro e pequenas indústrias, Programa Agiliza entra em nova fase

Iniciativa é do SEBRAE-SC e do SENAI, e tem ênfase na elevação da produtividade. Nesta quinta-feira, dia 2, representantes das entidades assinaram um termo que marca a segunda edição, com foco em melhoria contínua

Florianópolis, 3.3.2023 - O Programa Agiliza, iniciativa do Sebrae/SC e do SENAI-SC, com foco na elevação da produtividade de micro e pequenas indústrias catarinenses, entra em nova fase. Nesta quinta-feira, dia 2, representantes das entidades assinaram um termo que marca o início da segunda edição, com ênfase na melhoria contínua dos processos. A meta é atender 1.660 empresas ao longo do ano.

“Temos uma sólida parceria com o Sebrae. Esse programa é especial porque vai trabalhar um fator crucial para a indústria, que é o aumento da produtividade. No caso das micro e pequenas, essa condição é ainda mais relevante porque muitas delas são fornecedoras de grandes companhias”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

“A primeira edição do programa foi um sucesso. Conseguimos um aumento médio de produtividade de 38%. E isso é fundamental para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e para o crescimento dos pequenos negócios, que representam 98% das empresas catarinenses e 40% do PIB do estado”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

“O Agiliza é o programa de produtividade que nos une com o Sebrae. Sabemos dos desafios para ampliarmos a produtividade na indústria, mas vamos trabalhar em conjunto para isso. Temos grandes oportunidades para avançar. Esse é o nosso compromisso”, disse o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira.

“Por meio do Agiliza, Sebrae e SENAI fazem a diferença para as micro e pequenas empresas”, disse o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, salientando que, para 2023, o programa também vai atuar nas áreas de eficiência energética e produção inteligente.

Na edição de 2023, o programa será dividido em duas fases: Na primeira, chamada de Impulso, um dos processos produtivos da empresa participante é mapeado pelo consultor do SENAI-SC, e serão implementadas melhorias para elevar a eficiência. No total, serão 20 horas de consultoria, durante três meses, que podem levar a um aumento médio de 38% de produtividade do processo selecionado.

A segunda fase é formada por três linhas de solução: produtividade nos processos (aumento de produtividade em toda a linha de produção); eficiência energética (ações para a redução dos custos com energia) e produção inteligente (soluções para utilizar dados da produção como apoio para decisões). A indústria receberá a indicação sobre qual linha deve iniciar de acordo com o seu perfil e as necessidades dela. Ao concluir uma dessas linhas de solução, a empresa pode passar pelas demais consultorias e, assim, garantir a evolução contínua de seus processos e tornar-se mais competitiva. Cem por cento do custo da primeira fase do programa é apoiado pelo Sebrae.

Como participar?

Para fazer parte do Agiliza, é necessário: ser de Santa Catarina, ter CNPJ de micro ou pequena empresa e ter processo produtivo. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site https://materiais.sc.senai.br/agiliza

Nesse endereço também estão disponíveis todas as informações sobre o programa.