Florianópolis, 22.08.2023 - A segunda edição do programa Floripa Mais Tec, que capacita gratuitamente jovens e adultos da Capital para o setor de tecnologia da informação, abre as inscrições nesta quarta-feira, dia 23. A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis em parceria com o SENAI, Sebrae/SC e Acate. O lançamento oficial ocorre durante o Startup Summit, evento de tecnologia que Florianópolis recebe de 23 a 25 de agosto no Centrosul.
🔹 Conheça mais sobre o programa.
“Florianópolis é uma cidade com imenso potencial tecnológico e humano. Nada mais justo que oportunizar aos nossos cidadãos que se capacitem para trabalhar nesse mercado. Nesse aspecto, entra o poder público e seus parceiros, assim, criando estímulos desde a infância para que as crianças se interessem pela tecnologia. A oportunidade da mudança de área para adultos também é uma forma de ampliarmos a oferta de profissionais para o setor, que é um dos que mais demanda por mão de obra qualificada na cidade. O Floripa Mais Tec oferece abre portas para um horizonte repleto de possibilidades”, relata Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.
Além de despertar a população para carreiras mais tecnológicas, o programa inclui letramento digital para adultos, sensibilização dos estudantes e docentes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal e formações profissionais focadas nas tendências do mercado, habilidades e ferramentas utilizadas por profissionais do setor de TI.
Para o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, formações focadas no setor podem ajudar a suprir a demanda que é crescente. “Os cursos oferecidos pelo SENAI visam promover o acesso da comunidade a uma educação de excelência e ampliar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. O emprego nesta área é praticamente garantido e os salários são atrativos”, afirma Pereira.
O gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Roberto Tavares, destaca a relevância dessa parceria. “A união de esforços para promover um futuro de oportunidades é o grande diferencial dessa parceria, que chega na segunda edição com resultados inspiradores. Ao capacitar jovens e adultos gratuitamente para que possam trabalhar em um setor tão importante para a economia da capital, estamos promovendo o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, comenta.
O último mapeamento realizado pela ACATE mostra que precisamos formar mais de 34 mil profissionais até 2025 para atender à demanda apenas em Santa Catarina. “Até 2025, serão mais de 18 mil vagas de emprego abertas por empresas de tecnologia apenas na Grande Florianópolis. Com isso, fica evidente que devemos fomentar ações de formação de profissionais capacitados. Temos enorme satisfação em apoiar programas como o Floripa Mais Tec, uma iniciativa que demonstra o potencial da união das instituições privadas e do poder público, que efetivamente muda vidas e cria perspectivas de trabalho para pessoas de baixa renda no setor de tecnologia, auxiliando na equidade social e resolvendo uma carência latente do setor”, aponta Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da Associação.
As inscrições para participar do programa seguem até o dia 21 de outubro, quando os inscritos reúnem-se no evento Floripa Mais Tec Summit, que ocorre no SENAI da Grande Florianópolis, para conhecer detalhes de como vai funcionar a edição 2023.